Podemos fazer muito com a Fundação Rotária

Nós, rotarianos, sabemos de nossa real importância no contexto da humanidade? Temos consciência de que a Fundação Rotária pode nos proporcionar soluções financeiras para viabilizar projetos relevantes e necessários às nossas comunidades? Temos certeza de que a Fundação Rotária pertence a todos nós, rotarianos?

Nós fazemos parte de uma das fundações mais respeitadas e com maior credibilidade em todo o planeta, e levamos esperança a quem precisa. Se contribuirmos para o programa Todos os Rotarianos, Todos os Anos – ou seja, com uma contribuição anual de 100 dólares por rotariano –, estaremos prestando direta ou indiretamente uma ajuda fantástica para a humanidade, sem necessariamente onerar nossas finanças pessoais. Usando nossas reservas e nossa criatividade, poderemos viabilizar tudo para o bem das pessoas que mais precisam, preparando projetos locais e participando de projetos internacionais – basta parar para pensar e colocar o servir em prática.

Onde atuamos

Façamos uma reflexão sobre nossa vida rotária e o que já fizemos e poderemos fazer pela humanidade:

– Combate à poliomielite: em nossa luta contra a doença, um exército de rotarianos está imunizando crianças, arrecadando fundos e conscientizando as pessoas. O número de casos caiu 99% desde o início da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Hoje, apenas três países permanecem endêmicos: Afeganistão, Paquistão e Nigéria. E que belo exemplo nos deu a Índia, contando com a perseverança e o trabalho contínuo dos rotarianos. A liderança rotária é fundamental. Formadores de opinião que são, nossos líderes é que fazem a diferença. “Solicitamos aos governos de todo o mundo que também façam suas doações, unindo-se à Fundação Gates e ao 1,2 milhão de rotarianos para conseguirmos os recursos necessários para a implementação de todas as atividades de erradicação”, afirmou Carl-Wilhelm Stenhammar, ex-chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

– Promoção da paz e prevenção/resolução de conflitos: milhões de pessoas foram deslocadas por conflitos armados ou perseguição em todo o mundo. Outros sofrem em Estados sem leis, vítimas de desastres naturais ou crises políticas. Os Centros Rotary são o coração das iniciativas do Rotary em prol da paz, preparando bolsistas para causar um impacto positivo em áreas de conflito e pós-conflito. Cerca de 62% dos ex-bolsistas do programa trabalham em agências governamentais ou organizações multilaterais como a ONU e o Banco Mundial. Não é um grande exemplo da nossa grandeza?

– Prevenção e tratamento de doenças: a Organização Mundial da Saúde estima que 1 bilhão de pessoas sofrem de doenças tropicais. Uma em cada seis não pode pagar por seu próprio tratamento médico. O trabalho do Rotary na área de saúde aborda essas carências críticas, levando vacinação e cuidados médicos a pacientes e treinamento a profissionais da área. No ano passado, a malária tirou a vida de 750 mil pessoas na África Subsaariana, 85% delas crianças. Mas agora, alguns dos moradores mais carentes de Yirimadjo, no Mali, estão recebendo proteção contra essa doença por meio de um projeto financiado por um Subsídio Global da Fundação Rotária, apoiado por rotarianos de quatro países. Em apenas três meses, mais de 3.000 pacientes receberam tratamento por meio da iniciativa. Funcionários da saúde visitaram 12.700 casas e trataram de 900 crianças. Mais de 80% delas receberam intervenção médica dentro de 48 horas depois que apresentaram os primeiros sintomas. “É inaceitável que cerca de 1 milhão de crianças morram todos os anos por causa de uma doença como a malária, que pode ser tratada com remédios de baixo custo, se distribuídos de maneira eficiente”, afirmou Maria Nelly Pavisich, do Rotary Club de Capitol Hill, dos EUA.

– Recursos hídricos: apesar de ser uma fonte de vida, a água também pode levar doenças e morte a muitos países em desenvolvimento. Uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Com seus projetos, os rotarianos têm ajudado milhares de comunidades globalmente a resolver esse problema.

– Saúde materno-infantil: nove milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos por causas relacionadas a má nutrição, sistemas de saúde precários e saneamento inadequado. Com os serviços corretos e profissionais treinados, o índice de morte de mulheres no parto pode ser reduzido em 80%. Diversos projetos do Rotary ajudam a educar as mães, fornecer cuidados de saúde, tais como vacinações, e dar aos bebês um começo de vida melhor.

– Educação básica e alfabetização: estas são a porta de acesso a um futuro melhor. No Brasil, temos projetos fantásticos nessa área, utilizando os recursos rotários para diminuir o índice de analfabetismo em várias de nossas comunidades.

Vamos trabalhar juntos e olhando para as seis áreas de foco da Fundação Rotária. No futuro, teremos orgulho de voltar nossos olhos ao passado e constatar que nosso trabalho teve resultados extraordinários.

* Os autores são Henrique Vasconcelos e José Carlos Carvalho, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona 22B, e para as Zonas 22A e 23A, respectivamente.