Colunistas

Agregando valor à comunidade

fev 1, 2019

A cada segundo, rotarianos estão fazendo o bem no mundo por meio da Fundação Rotária. Seja planejando, financiando, implementando ou concluindo projetos em suas comunidades e globalmente, eles são uma grande fonte de orgulho para todos nós.

Para mim, essa é uma das características únicas de estar no Rotary: você pode se envolver o quanto quiser, participando de um projeto do começo ao fim ou entrando em qualquer parte do processo. Mas tudo começa com você e eu fazendo uma doação à nossa Fundação para que os fundos estejam disponíveis.

Para muitos de nós, um Subsídio Distrital oferece o modo mais rápido e conveniente de participar dos subsídios, porque costuma envolver um projeto local. Um projeto de Subsídio Distrital é uma boa maneira de divulgar o Rotary, obter publicidade, envolver possíveis associados, assim como beneficiários, e agregar valor à própria comunidade.

Os Subsídios Globais, por sua vez, nos oferecem uma maneira de participar de projetos internacionais em uma ou mais das nossas seis áreas de enfoque. À medida que desenvolvemos uma ideia de projeto, realizamos uma avaliação para determinar o que a comunidade precisa, os recursos necessários e o meio de acessá-los, além de como implementar o projeto no local em colaboração com rotarianos, parceiros e outras partes. Procuramos sempre garantir que nossos projetos incluam o envolvimento de rotarianos, beneficiem o maior número de pessoas e, uma vez concluídos, possam ser mantidos pelos moradores, a fim de assegurar um efeito de longo prazo para a comunidade. Todos nós ficamos aliviados em saber que esses passos foram seguidos meticulosamente.

E, graças a esse gerenciamento adequado e responsável, todos nós continuamos contribuindo com o nosso tempo, talento e dinheiro. Afinal, é a nossa Fundação, da qual temos muito orgulho, e que verdadeiramente está fazendo a diferença no mundo!

* O autor é Ron Burton, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.