Os desafios são inerentes aos líderes que acreditam na causa pela qual lutam. Somos voluntários do servir e temos muitos exemplos que norteiam nossos caminhos e atitudes.

Madre Teresa tinha uma meta de socorrer os pobres e abandonados de Calcutá. Acreditou e agiu, superando sua meta inicial e socorrendo pobres do mundo inteiro. A verdade é que não basta apenas acreditar, é preciso também agir. Em 13 de janeiro último, a Índia comemorou a erradicação da poliomielite ao completar três anos sem qualquer registro da doença. Cinco anos atrás, o país apresentava quase metade de todos os casos mundiais de pólio – eram 741 casos de 1.604 por todo o mundo. E antes do lançamento da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (Gpei), em 1988, a doença atingia aproximadamente 200 mil crianças na Índia a cada ano.

Especialmente após os surtos, esta luta tem encontrado eco no coração de muitas pessoas, que hoje entendem ainda melhor a mensagem de que enquanto houver um só caso de pólio no mundo, existe o risco de retorno da doença, mesmo nos países onde ela é considerada erradicada. A Síria, que desde 1999 não havia relatado qualquer caso de pólio, apresentou 23 casos de outubro de 2013 a 31 de janeiro.

O Rotary anunciou em fevereiro a concessão de quase 36 milhões de dólares em subsídios para apoiar atividades de imunização e de pesquisa realizadas pela Gpei, cujo objetivo é erradicar a doença até 2018. Essa concessão de subsídios permitirá que a iniciativa concentre seus esforços nos três países ainda endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

As principais responsabilidades do Rotary na iniciativa são arrecadação de fundos, defesa da causa e mobilização social. Até hoje, a organização contribuiu com 1,2 bilhão de dólares e inúmeras horas de trabalho voluntário para a luta contra esta doença. Até 2018, cada dólar que o Rotary destinar à erradicação da pólio será equiparado na proporção de dois para um pela Fundação Bill e Melinda Gates – até 35 milhões de dólares por ano.

Contribuir para a nossa Fundação é necessário para que possamos fazer o bem no mundo. Queremos acabar com a pólio para sempre.

Subsídios e qualificação
Os distritos qualificados são 535. Até 12 de fevereiro foram solicitados 407 Subsídios Distritais, dos quais 374 foram aprovados. Dos 701 Subsídios Globais solicitados, 372 foram aprovados, e dos 29 Predefinidos, 16.

Dois Subsídios Globais foram aprovados com a participação do Brasil, sendo um no valor de 60 mil dólares na área de desenvolvimento econômico e comunitário, e o outro no valor de 108.300 dólares na área de prevenção e tratamento de doenças. Vamos ampliar nossos projetos trabalhando nas áreas de enfoque com os Subsídios Globais e, dentro da missão da Fundação Rotária, atendendo às necessidades de nossas comunidades com os Subsídios Distritais.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.