Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Falta apenas um mês para o início de muitas mudanças

Estamos nos momentos finais para o lançamento global do Plano Visão de Futuro, novo modelo de concessões de subsídios do Rotary International. Foram muitas horas de trabalho, estudo, dedicação e experiências, com o feedback dos distritos piloto, numa preparação que envolveu muitos rotarianos de todo o mundo. As contribuições e os questionamentos foram o ponto de fortalecimento do plano, que agora será efetivamente uma realidade a ser construída por todos nós. É chegada a hora de nos unirmos ainda mais, assumindo o nosso objetivo de Fazer o Bem no Mundo de maneira resolutiva, simples, criativa e com maiores investimentos em nossas áreas de enfoque.

O Plano Visão de Futuro foi desenvolvido com muito cuidado. A comissão que cooredenou esse trabalho e os curadores da Fundação Rotária encorajaram continuamente o feedback e muito diálogo. Como tudo no Rotary, o diálogo e as avaliações devem continuar para que possamos crescer em quantidade e qualidade.

Em julho, todos os presidentes dos Rotary Clubs devem programar uma reunião especial para marcar este novo momento e, juntamente com a Comissão da Fundação Rotária do clube, trabalhar motivando a todos para conhecer, contribuir e utilizar os Subsídios Distritais, Globais e Pré-definidos. Procure o coordenador de sua Comissão Distrital da Fundação Rotária e os demais membros e seja um líder que faz a diferença. Juntos somos mais fortes, e neste primeiro ano vamos somar esforços com a colaboração dos oito distritos pilotos brasileiros que já obtiveram resultados positivos. Os distritos 4390, 4500, 4570, 4770, 4420, 4610, 4651 e 4780 passaram por este desafio inicial e podem contribuir com os demais, trocando experiências e ajudando-os neste novo momento.

Pólio: líderes globais apoiam plano
Desenvolvido pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) com aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Plano Estratégico 2013-18 incorpora as lições aprendidas com o sucesso da Índia, que se tornou livre da poliomielite no início de 2012. A estratégia é complementada pelo Plano de Ação de Emergência, iniciado no ano passado nos três países onde o vírus ainda é endêmico (Afeganistão, Paquistão e Nigéria), incluindo abordagens no local para vacinar crianças em áreas inseguras.

No último dia 25 de abril, durante a Cúpula Global de Vacinas realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a GPEI apresentou um plano abrangente de seis anos para erradicar simultaneamente todos os tipos de pólio (sejam os causados pelo poliovírus selvagem como os casos derivados da vacina).

Este  novo plano é um marco para avançarmos definitivamente rumo ao sonho de um mundo livre da poliomielite, pois atingimos o nível mais baixo de casos da doença nestes últimos anos, com apenas 223 notificações em 2012 e somente 19 até agora (meados de abril de 2013). A urgência está vinculada aos grandes avanços obtidos no último ano e a estreita janela de oportunidade para aproveitar este progresso e interromper a transmissão do poliovírus antes que países livres da pólio sejam reinfectados.

“Para interrompermos a propagação do vírus de uma vez por todas, precisamos agir rapidamente para que as crianças estejam totalmente protegidas e os países livres não sejam reinfectados”, disse o presidente do Rotary International, Sakuji Tanaka. A luta contra a paralisia infantil é liderada pelo Rotary International ao lado da OMS, do Unicef, da Fundação Bill e Melinda Gates e de governos mundiais, contando com o apoio de muitos líderes e organizações.

Plano de Ação para 2013-14
É chegada a hora! Um Plano de Ação anual bem discutido e compartilhado e um cronograma de execução são necessários para que clubes e distritos rotários possam ter sucesso no cumprimento de suas metas. Sem uma meta bem definida fica difícil acompanhar seu cumprimento. São recursos essenciais para a elaboração de metas e do plano de ação anual dos clubes as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs, além do Guia para Planejamento Estratégico.

Ao longo dos últimos Pets, Gats, Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Assembleia Distrital, os governadores distritais apresentaram as metas distritais para 2013-14, e é muito importante que os clubes estejam em sintonia, sem perder de vista as necessidades comunitárias da realidade de cada um.

O modelo de estrutura da Comissão da Fundação Rotária do seu clube pode ser feito de acordo com o número de associados. Um Rotary Club maior pode ter Subcomissões de Gestão Responsável, Bolsas de Estudo, Equipes de Formação Profissional, Subsídios Distritais, Subsídios Globais, Polio Plus e Captação de Recursos. Um clube de tamanho médio pode ter Subcomissões de Polio Plus, Captação de Recursos e Subsídios; e um clube pequeno, pelo menos um associado que assuma essas atribuições.

A Comissão Distrital da Fundação Rotária é o elo entre a Fundação Rotária e os rotarianos. O governador, como membro ex officio desta comissão, colabora com os presidentes no planejamento, coordenação e avaliação das atividades no distrito.

A nova estrutura distrital da Comissão da Fundação Rotária está simplificada com as Subcomissões de Subsídios, Gerenciamento de Fundos, Polio Plus, Captação de Recursos e, se necessário, outras – como Subcomissão de Alumni, Doações Anuais, Fundo Permanente, Bolsas Rotary pela Paz, Bolsas Educacionais e Equipe de Formação Profissional.

Os membros da Comissão Distrital da Fundação Rotária podem oferecer orientações e estabelecer contato entre os clubes que estejam trabalhando em projetos similares para que eles se ajudem mutuamente.

Os coordenadores regionais da Fundação Rotária ou seus assistentes, além dos funcionários da Fundação, estão à sua disposição para ajudá-lo, tanto em nossa Sede Mundial como no escritório do Rotary International no Brasil.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Share This