Construindo canais de comunicação entre o Rotary e a comunidade

Não me canso de ressaltar a importância da criação da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), brilhante ideia e trabalho de consolidação do dileto companheiro José Alfredo Pretoni, seu primeiro presidente, diretor 1995-97 do Rotary International, tesoureiro do Rotary International e curador da Fundação Rotária.

Imediatamente após a sua criação, passou a ABTRF a procurar o necessário apoio financeiro, o que tem sido conseguido graças a duas estratégias tão práticas quanto criativas: os programas Seguro Solidário e Empresa Cidadã.

Pelo muito que tem sido informado, especialmente por meio deste formidável veículo de comunicação que é a revista Brasil Rotário, em sua coluna mensal sobre a ABTRF, preferi não ser repetitivo com dados já bem divulgados, mas enveredar por uma proposta de reflexão, no meu modesto entender tão pertinente quão urgente. Trata-se de ideias que poderão resultar em tomadas de consciência, maior interesse, pesquisa e até mesmo estratégias de gestão.

A primeira destas ideias é o envio de um questionário bem simples dirigido aos governadores dos 38 distritos brasileiros – com cópia para os governadores 2014-15 – e também aos presidentes dos clubes.

As perguntas seriam do seguinte tipo:

a) O seu distrito (ou clube) já tem contribuído para a ABTRF?
b) Que contribuição poderá ser feita durante o corrente ano rotário? De que forma?
c) Você deseja que um palestrante explique no seu distrito (ou clube) a importância da ABTRF e as suas formas de contribuição?

Provavelmente tal questionário terá ótimos desdobramentos.

A segunda ideia visa à criação de um canal de comunicação aberto e acessível entre a diretoria da ABTRF e os distritos (e clubes), estimulando o interesse pela implementação de projetos. É por meio dos serviços que o Rotary se torna conhecido e mais admirado pelas comunidades.

A terceira ideia é a realização de encontros com novas estratégias para a sensibilização das lideranças. Percebe-se claramente que os encontros distritais ou aqueles realizados no âmbito dos clubes têm sido muito superficiais. As atividades praticadas por rotarianos, em sua grande maioria verdadeiros líderes na sociedade, terão tanto mais resultados quanto mais aprofundadas forem as suas discussões e tomadas de posição.

Fazendo-se presente
Se o Rotary é uma empresa de amizade e serviço com inquestionável destaque em todo o mundo, o mais recomendável é que ele possa se fazer presente em todos os assuntos que interessam a esta sociedade tão plena de necessidades e rica em oportunidades. Buscar parcerias nos mais diferentes setores é tão prático como inadiável.

Como fazer um Rotary cada vez mais presente numa sociedade moderna e exigente, com parcerias verdadeiramente transformadoras? Esse trabalho é difícil? Não.

Educação, educação inclusiva, saúde, meio ambiente, recursos hídricos, saneamento, mobilidade urbana, segurança, paz, infância, juventude, terceira idade, mulher, relações internacionais e dezenas e dezenas de outros temas urgentes e de grande relevância: para tudo isso faz-se necessária a implementação  de um planejamento estratégico nos quais estejam presentes o mínimo de conhecimento e o máximo de interesse e disposição para o servir. Trabalhos bem feitos com continuidade e resultados sempre se desdobram em novas atividades e dão sentido ao ser rotariano, no qual crescem o comprometimento e o amor por tão nobre ideário.

A situação em que a ABTRF se encontra emula a todos a serem cada vez mais participativos. As diretorias anteriores, presididas pelos queridos José Alfredo Pretoni e Themístocles Américo Caldas Pinho (diretor 2007-09 do Rotary International), deixaram nas mãos de Hipólito Sérgio Ferreira (diretor 1999-01), o novo presidente, um legado organizado e pronto para a construção de um novo futuro. E essa tarefa não pode prescindir de um só daqueles que desde o início têm emprestado à ABTRF muito do seu tempo, das suas energias e da bondade que carregam no coração.

Numa empresa de amizade e serviço, na qual os recursos humanos representam o seu maior patrimônio, o seu maior tesouro, fazer o bem e buscar a felicidade para si e para o próximo devem ser a principal preocupação. Isso só se torna possível quando a pessoa fica impregnada da vontade de Viver Rotary e, servindo, Transformar Vidas.

Que a ABTRF possa ser uma abençoada obstinação e um luminoso caminho.

* O autor é Mário de Oliveira Antonino, diretor 1985-87 do Rotary International, associado ao Rotary Club do Recife-Largo da Paz, PE (distrito 4500), membro do Conselho Superior da Brasil Rotário e presidente do Conselho Consultivo da ABTRF.