Abrindo portas a todos que têm a vocação de estender a mão

Quando o presidente da Associação Brasileira da The Rotary Foudation (ABTRF), nosso amigo e ex-diretor do Rotary International, Hipólito Ferreira, telefonou-me convidando para escrever esta página, ele realçou com firmeza a necessidade de se destacar o fato de que as doações para a ABTRF são feitas exclusivamente por empresas. No dia seguinte, enviou-me um e-mail reforçando o convite e destacando muito mais a característica especial da ABTRF: “Por gentileza, jogue os holofotes nas pessoas jurídicas, porque são elas a razão de ser da nossa ABTRF. Fale das contribuições das pessoas jurídicas, associando que esse dinheiro vai para projetos da Fundação Rotária”.

Bem procede esta preocupação, pois poderia haver algum tipo de confusão com a Fundação Rotária do Rotary International, que aceita doações, inclusive, de pessoas físicas. Aliás, este aspecto mereceu muito estudo e avaliações quando o fundador da ABTRF, o diretor 1995-97 do Rotary International e ex-curador da Fundação Rotária, José Alfredo Pretoni, há muitos anos lançou a ideia da associação e muito lutou para sua concretização.

Pessoalmente, tive o privilégio de fazer parte do núcleo inicial que alinhavou os estatutos e princípios básicos de como a ABTRF deveria ser formatada e ao mesmo tempo ser um novo atrativo para arrebanhar fundos espontâneos para a nossa Fundação Rotária do Rotary International. Seria longo detalhar os diferentes passos, idas e voltas que foram necessários nessa fase embrionária, mesmo porque, na realidade, a ideia-mãe e o desejo vingaram, consolidando de maneira plena a ABTRF como hoje a conhecemos.

ABRINDO PORTAS

Desde sua fundação, a ABTRF constitui-se de forma legal obedecendo aos ditames da legislação tributária brasileira a respeito do assunto em pauta. Assim, desde o início de suas atividades a ABTRF abriu uma porta de chamamento voluntário que vai se desdobrando e alargando-se à medida que melhor vem sendo conhecida não só pelos rotarianos, mas também por empresas que têm a vocação de estender a mão, de ajudar aqueles que verdadeiramente precisam.

O sucesso alcançado pela ABTRF, principalmente nos últimos anos, é resultado do perseverante trabalho de um número incontável de rotarianos e rotarianas que não têm perdido nenhuma oportunidade de esclarecer o alcance profundamente humano da nossa experiência em doações para a entidade fundada pelo ex-presidente do Rotary International, Arch Klumph. Está sempre presente na conceituação dos doadores que suas contribuições, embora indo para os cofres da ABTRF, na realidade, de imediato, seguem seu curso (aliás, muito rápido e pequeno), reforçando o caixa da Fundação Rotária do Rotary International, o que sempre é muito bem-vindo – e valorizando assim o Rotary International, maior organização humanitária não governamental do mundo.

* O autor é Alceu Antimo Vezozzo, diretor 2001-03 do Rotary International, associado ao Rotary Club de Curitiba, PR (distrito 4730), e presidente do Conselho Honorário da ABTRF.