ABTRF, Responsabilidade Social Corporativa e ESG

abr 5, 2023

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um conceito que expressa a necessidade de as empresas desempenharem um papel positivo e sustentável na comunidade e considerarem o impacto ambiental e social das suas decisões de negócios. De igual maneira, a sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (mais conhecida pela sigla em inglês ESG) é uma realidade valorosa para as empresas e suas relações com a sociedade e o mundo.

As iniciativas de RSC podem variar de filantropia até mudanças na estratégia ou modelo de negócios, caracterizado por doações e patrocínios (as empresas podem doar tempo e/ou dinheiro a causas significativas para seus negócios, funcionários e comunidade) ou iniciativas operacionais (melhorias na eficiência dos negócios que também tenham impactos sociais ou ambientais positivos na comunidade em geral).

As empresas têm vários benefícios ao buscar a RSC: melhorar a produtividade dos funcionários, seu engajamento, reter talentos, reduzir o desperdício, oferecer suporte às necessidades da comunidade, evoluir em termos de branding e fidelidade dos clientes.

A experiência do Rotary International com RSC teve início por intermédio da Fundação Rotária na Índia. Em 2013, foi implantada no país uma legislação específica para as empresas investirem em iniciativas de RSC com foco nas comunidades e em total alinhamento com as áreas de enfoque de nossos programas humanitários. Nesse contexto, em abril de 2016 os curadores da Fundação Rotária aprovaram um projeto-piloto na Índia, posteriormente consolidado em função de seus excelentes resultados.

A parceria entre o Rotary e as corporações gera benefícios mútuos: de um lado, as empresas possuem experiência gerencial, políticas socioambientais e orçamentos; de outro, o Rotary possui expertise em desenvolver projetos sociais, a integridade de sua marca e a influência de seus clubes e associados junto às comunidades.

Uma facilidade nesse processo, já disponível a todos os clubes e distritos do mundo, está relacionada ao direct gift: quando uma empresa investe pelo menos US$ 30 mil na elaboração de um projeto de Subsídio Global, ela pode escolher o distrito e a área de enfoque em que sua doação será empregada. É necessária a participação de um parceiro internacional, mas ele não é obrigado a contribuir financeiramente.

Alinhada à sua missão de aumentar as parcerias e doações corporativas, a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF) está atenta a esse novo momento da Responsabilidade Social Corporativa, à ESG, ao sucesso do projeto-piloto na Índia e às possibilidades oferecidas pelo direct gift.

Recentemente, demos início a um programa de capacitação para os distritos, no qual abordamos: capacitação para desenvolver um relacionamento consistente com as empresas; estratégias para abordagem das empresas; e definição das nossas vantagens competitivas e demonstração de valor.

A diretoria da ABTRF entende como fundamentais a consolidação natural dos seus programas Seguro Solidário e Empresa Cidadã, o desenvolvimento de novos produtos e parcerias e, como prioridade estratégica, o alinhamento às novas perspectivas de Responsabilidade Social Corporativa e ESG, visando um protagonismo junto às corporações empresariais.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária. diretoria@hso.com.br

Mens curador FR abr23** A coluna deste mês foi escrita em parceria com Adriano Valente, presidente da ABTRF.