Quem tem conhecimento sobre as mudanças sai na frente

Julho está chegando e, com ele, teremos a oportunidade de trabalhar universalmente com projetos sustentáveis e duradouros em benefício de nossas comunidades por meio do Plano Visão de Futuro. Todos os governadores eleitos e os presidentes das Comissões Distritais da Fundação Rotária foram devidamente treinados para colocá-lo em prática e treinar todos os clubes de seus distritos sobre os novos conceitos e aplicações reais dos recursos da Fundação oriundos das contribuições dos rotarianos, clubes e distritos. Esses recursos serão destinados à elaboração de projetos grandes ou pequenos de acordo com os recursos do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e do Fundo Mundial colocados à disposição dos distritos – que agora, trabalhando com maior flexibilidade e descentralização de decisões, poderão atender melhor às suas necessidades.

É fabuloso o progresso do conhecimento de todos nós sobre a importância de trabalharmos de forma mais direcionada a partir de agora, voltados às seis áreas de enfoque definidas pela direção da Fundação Rotária com base em dados colhidos na atuação dos rotarianos de todo o mundo, transformando sonhos em realidade por meio dos projetos de Subsídio Global e de Subsídio Pré-Definido, mas sem esquecer os Subsídios Distritais, que serão sempre norteados por ações relacionadas à nossa missão.

Facilidades online
Uma grande novidade facilitadora de todo esse processo já está disponível online, onde os pedidos para Subsídio Global e Subsídio Pré-Definido podem ser executados de forma simples e prática. Lembramos que os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais de grande impacto e que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis em pelo menos uma das nossas áreas de enfoque. Também ressaltamos que os Subsídios Pré-Definidos oferecem aos clubes e distritos a oportunidade de trabalhar com os nossos parceiros estratégicos, com recursos do Fundo Mundial, não precisando utilizar seu FDUC. Esta estrutura já foi desenvolvida. Para maiores informações sobre os subsídios do Rotary, visite o site www.rotary.org/pt/grants.

Solicitamos que todos os distritos brasileiros qualifiquem seus clubes para não perderem a oportunidade de utilizar os recursos direcionados aos subsídios. Utilizem seus Seminários de Treinamento para Presidentes de Clubes e as Assembleias Distritais como grandes fóruns de aprendizado e troca de experiências sobre essa nova forma de trabalhar com projetos junto à Fundação Rotária. Não se esqueçam de discutir e de fechar as metas de arrecadação de todos os clubes e do seu distrito para o próximo ano. Essa arrecadação é que dará suporte aos projetos a serem atendidos nos três anos posteriores a ela. Quanto maior a contribuição, maiores e melhores serão os projetos desenvolvidos – e com isso também teremos mais visibilidade em sua região, melhorando a imagem pública do Rotary.

Nessa fase de adaptação, quem tem conhecimento sai na frente – e não terá dificuldade em viabilizar suas ações, podendo usufruir de todas as facilidades e oportunidades da Fundação Rotária.

Bolsas de estudo
Um lembrete importante a respeito dos bolsistas e do Plano Visão de Futuro: embora o período de planejamento de bolsas com o novo modelo de subsídios seja bem mais curto do que antes, este é o momento ideal  para seu distrito começar a pensar em como poderia apoiar as bolsas de estudo a partir do ano 2013-14, sobretudo para os bolsistas que irão estudar no Hemisfério Norte, pois a seleção pode acontecer de junho a setembro de 2013 para o começo dos estudos no início de 2014. Para isso poderão ser utilizados os recursos do Subsídio Distrital e/ou do Subsídio Global, cada um com sua característica específica.

É importante ressaltar que com o Subsídio Global é possível financiar bolsistas em cursos universitários, desde que eles estejam ligados a pelo menos uma das nossas seis áreas de enfoque. Os cursos podem variar de um a quatro anos de duração, possibilitando o apoio a diversos programas de estudo. Tais bolsas são financiadas com dinheiro do FDUC, além da equiparação do Fundo Mundial.

O futuro chegou. Compete a todos nós o sucesso de nossas ações dentro de uma nova forma de trabalho. Sucesso: esta é a palavra-chave do rotariano!

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.