NOTÍCIAS
A vida depois do intercâmbio: leia a última parte do relato de Leonardo Cardoso
Recém-chegado de uma temporada de um ano na Bélgica, onde participou de um intercâmbio de longa duração por meio do projeto Jovem Destaque do distrito 4730, Leonardo Cardoso da Cruz está na expectativa pelo que está por vir. O paranaense de Bocaiúva do Sul foi um dos estudantes entrevistados pela Brasil Rotário para a matéria de capa da edição de agosto de 2013, sobre o Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International. Nesta última parte de seu relato, que publicamos na íntegra no site (veja ao fim do texto os links para as outras três partes), ele conta como se sente em relação ao futuro e ao Rotary.
Confira abaixo a quarta e última parte do relato de Leonardo Cardoso.
Não parei ainda para pensar no que farei depois do intercâmbio. Primeiramente, quero aproveitar minha família, minha casa e até mesmo meu jardim o máximo possível.
Em questão aos estudos, ainda não sei ao certo, não tenho nenhuma ideia em mente do que fazer e isso está me deixando cada vez mais nervoso. Tenho medo do futuro e do que ele pode estar reservando pra mim, mas meu intercâmbio me preparou de alguma forma para o que pode estar por vir.
Confesso que tenho medo, mas quando saí do meu país também tive medo de não conseguir, e aqui estou, ainda de pé e firme. Meu intercâmbio me fez enxergar um outro caminho. Antes eu só tinha um que poderia me levar a nada e hoje creio que tenho inúmeras direções que posso seguir.
Toda vez que entro em contato com alguém do Rotary, sempre digo muito e muito obrigado, porque não existe uma frase pra expressar tudo o que o Rotary fez por mim e por outras pessoas também.
Hoje eu sou feliz, porque posso dizer que eu existo e que eu também estou aqui para fazer a diferença, e isso é algo que ninguém mais vai tirar de mim. Eu só tenho a agradecer por tudo, por esse ano e pelos outros que vão vir, porque eu não consigo mais ver minha vida sem o Rotary.
Tags: Rotary, Rotary International, Brasil Rotário, relato, intercambista, Intercâmbio de Jovens do Rotary, edição de agosto, Leonardo Cardoso