Aprimorando a imagem pública por meio da Família Rotária

“A imagem que uma família oferece se reflete no seu povo e nos seus ditos, no seu agir e na sua herança.” – Walt Disney

Melhorar a imagem pública por meio da Família Rotária constitui a terceira meta do nosso presidente Ron Burton e alegra-me que este seja o caminho escolhido, porque a família é o cimento da sociedade e o alicerce de tudo o que o Rotary procura conquistar.

A década de 1990 foi o momento em que se começou a falar na Família Rotária, pois a inclusão, poucos anos antes, da mulher como parceira dos Rotary Clubs havia ampliado a dimensão e a visão da nossa organização. Assim, foi natural começarmos a incluir o Interact, Rotaract, os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário, ex-bolsistas e as Associações de Cônjuges de Rotarianos, entre outras entidades e programas, nas atividades que realizávamos.

A ideia central era mostrar publicamente a variedade, diversidade, o trabalho e a extensão do Rotary por meio da Família Rotária, e tal tendência cresceu nos últimos anos, envolvendo também a participação de nossas próprias famílias, porque, sem dúvida, unidos somos mais.

Para o presidente Burton, a Família Rotária e o seu papel são um conceito fundamental. “Além das relações públicas”, assinalou, “a família do Rotary representa a nossa própria família. Quando nos sentimos apoiados por nossos entes queridos, dedicamo-nos por inteiro e projetamo-nos para o mundo. Esta é a Família Rotária. Este é o serviço comunitário.”

Além disso, a imagem pública que se projeta por meio das iniciativas da Família Rotária tem um impacto muito maior quando jovens e adultos, mulheres e homens se unem e com espírito solidário solucionam os problemas que cada comunidade se lhes apresenta.

É muito importante envolvermos a família nas atividades rotárias e fazer com que o tema Rotary seja mais um item de conversa no âmbito doméstico, o seu espaço natural. Adicionar os demais componentes da Família Rotária neste esforço é um grande passo à frente, pois tal ato cria consciência sobre o valor do nosso serviço e nos permite alcançar a opinião pública.

Eu os conclamo, como rotarianos, a estimularem os seus clubes a desenvolverem um projeto com a Família Rotária. Estou certa de que isso facilitará o relacionamento do grupo, trará uma maior motivação pelo trabalho integrado e permitirá não só desfrutarmos do sentimento de dever cumprido como atingir excelentes resultados. Sugiro propormos isso como meta para que sejamos pioneiros na construção de uma família cuja imagem sirva para projetar nossos valores e serviços, e que acrescente o prestígio do Rotary.

CONFERÊNCIAS PRESIDENCIAIS PARA AS NOVAS GERAÇÕES

O presidente Ron Burton preparou para este ano rotário cinco conferências presidenciais para as Novas Gerações com a finalidade de reunir jovens e rotarianos e, dessa forma, dar destaque aos pontos fortes do Rotary e potencializar a próxima geração de líderes.

As conferências proporcionam oportunidades para que a juventude trabalhe com os rotarianos na busca de um objetivo comum, desenvolvendo estratégias inovadoras que permitam acolher mais líderes jovens no Rotary.

As conferências serão realizadas nas seguintes datas:

– Chennai, Índia – de 5 a 6 de outubro;

– Campala, Uganda – de 4 a 5 de novembro;

– Argentina – 15 de março;

– São Francisco, EUA – de 28 a 30 de março;

– Birmingham, Inglaterra – 14 de abril.

Na qualidade de convocadora da conferência na Argentina, convido-os a agendarem a data de 15 de março do próximo ano e promoverem a participação da nossa juventude neste evento, a ser presidido pelo presidente Burton. Não duvidamos que essa conferência será uma grande oportunidade para fortalecermos os vínculos da Família Rotária. Para mais informações sobre o encontro aguarde as próximas mensagens.

PLANO TRIENAL DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO

Com a finalidade de atingirmos a meta de 1,3 milhão de rotarianos até 30 de junho de 2015, definida pelo Conselho Diretor do Rotary International, nossa área, a América Latina, preparou o Plano Trienal de Desenvolvimento do Quadro Associativo, que estabeleceu um crescimento líquido de dois associados por clube e de dois novos clubes por distrito a cada ano a partir do período rotário 2012-13.

Neste segundo ano da implementação do plano, solicito aos governadores distritais que trabalhem com os presidentes de clube e os encorajem a contribuir na captação e retenção de associados, já que um quadro associativo comprometido e em expansão assegura o futuro do Rotary, traz novas ideias, oferece mais oportunidades de serviço e contribui para que façamos mais projetos e capacitemos novos líderes. Contamos com vocês para crescermos em qualidade e quantidade.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.