Colunistas

A soma dos nossos números

jul 1, 2022

Como contador, vejo o mundo como um sistema de entradas e saídas. Podemos planejar com precisão hoje para ter sucesso amanhã. Minha profissão também me ensinou que os números – essas entradas e saídas – às vezes rendem ótimas histórias.

Uma delas é a da Fundação Rotária: o que ela deu ao mundo, começando a partir de uma modesta contribuição de US$ 26,50, é nada menos que notável.

Em 1918, esse valor, que era o excedente do orçamento da Convenção do Rotary em Kansas City, nos Estados Unidos, foi aplicado, por sugestão do presidente 1916-17 do Rotary, Arch Klumph, em um fundo com o propósito de fazer o bem no mundo. O fundo cresceu de forma modesta até 1947, quando ocorreu o falecimento do fundador do Rotary, Paul Harris, e várias doações foram feitas em sua homenagem. Naquele ano, a Fundação outorgou bolsas de estudo para 18 alunos – a primeira indicação da grandeza que estaria por vir.

Mais tarde a Fundação se expandiu e passou a fornecer programas como o Intercâmbio de Grupos de Estudos e os Subsídios Humanitários, que impactaram inúmeras comunidades e a própria vida dos associados em todo o mundo. Em 1979, uma grande doação ajudou a imunizar 6,3 milhões de crianças nas Filipinas contra a poliomielite, o que levou ao estabelecimento do programa Polio Plus em 1985.

O trabalho do Rotary com a erradicação da pólio – ajudando a reduzir o poliovírus selvagem de 1.000 casos diários estimados em 1988 para um total de apenas seis casos em 2021 – foi um dos empreendimentos humanitários mais ambiciosos já realizados por uma organização não governamental. Por si só, essa história de sucesso mostra o significado e o impacto generalizado do Rotary e da sua Fundação.

O mais notável talvez seja que a erradicação da poliomielite corresponde a somente uma parte dos esforços realizados pela Fundação.

Hoje, a entidade se tornou uma instituição beneficente multimilionária. Nosso robusto modelo de financiamento permite aos distritos flexibilidade para escolherem quais aspectos do Rotary gostariam de apoiar – erradicação da pólio, financiamento de bolsas de estudo, projetos de Subsídios Distritais e Globais, entre tantos outros. A Fundação de hoje causa impacto mundial por meio de assistência em casos de desastres, prevenção de doenças, promoção da paz e outras áreas.

Todos no Rotary fazem parte desse grande legado, e é nossa responsabilidade mantê-lo vivo. Este ano, os curadores estabeleceram como meta arrecadar US$ 430 milhões. Sei que a expectativa é alta. Mas também sei da capacidade dos nossos associados.

Para chegar lá, trabalharemos juntos como sempre fazemos, com cada clube e associado doando o que puder. Dessa forma, asseguraremos o cumprimento de nossa meta ambiciosa, mas alcançável, e levaremos a nossa Fundação adiante.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.