A Fundação Rotária oferece aos rotarianos três tipos de subsídios: Distritais, Globais e Predefinidos. Para participar dos Subsídios Globais e Predefinidos é necessário que o clube esteja qualificado. Para os Subsídios Distritais, fica a critério do distrito a exigência de que seus clubes se qualifiquem.

Os distritos têm optado por fazer os Seminários de Gerenciamento de Subsídios isoladamente ou em paralelo a outros eventos, como o Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (Pets), Seminário de Treinamento de Governadores Asssistentes (Gats), assembleias e conferências distritais, entre outros. Observamos também que houve experiências exitosas com vários seminários regionais, facilitando maior participação pela proximidade. O importante é que todos devem desenvolver o planejamento anual para garantir a continuidade dos trabalhos e ampliar o fórum de aprendizado e o crescimento contínuo. Para o ano rotário de 2014-15, o processo deve ser levado adiante.

A qualificação garante à Fundação Rotária que o clube tenha os procedimentos financeiros e administrativos necessários à gestão responsável dos subsídios. Tal gestão abrange todos os aspectos: seleção de projetos e atividades, pedido de subsídio, garantia de gestão responsável de fundos, avaliação e envio de relatório sobre os resultados da atividade.

Para se qualificar, o clube deve cumprir alguns requisitos, como: enviar o presidente eleito ou um representante ao Seminário de Gerenciamento de Subsídios; concordar em seguir os termos do Memorando de Entendimento (MDE) – o presidente e o presidente eleito devem ler, assinar e encaminhar ao distrito uma cópia do documento – e seguir diretrizes adicionais requisitadas pelo distrito.

Já para manter o status de qualificado, o clube deve atender os termos do MDE do clube e os termos e condições para outorga de subsídios. O MDE é um acordo entre o clube e o seu distrito, explicando os requisitos mínimos da Fundação para o gerenciamento de subsídios. As normas de seu clube e as leis locais podem ir além desses requisitos. O passo a passo deste memorando pode ser encontrado em www.rotary.org/myrotary/pt/document/68881

Responsabilidade. O presidente e o presidente eleito serão os encarregados de assinar o MDE a cada ano rotário. Por exemplo, o MDE para 2014-15 deve ser assinado pelo presidente de 2014-15 e pelo presidente de 2015-16.

Qualificação dos distritos. A qualificação deve ser atualizada todo ano. O governador distrital, o governador distrital eleito e o presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária são os principais responsáveis pela qualificação do distrito e dos clubes e pela supervisão a fim de garantir a implementação correta dos projetos patrocinados por subsídios da Fundação.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.