Colunistas

A paz é uma escolha diária

set 1, 2020

No final de 1914, a Europa estava dividida por centenas de quilômetros de trincheiras. De um lado, lutavam as forças britânicas e francesas, e do outro, a uma curta distância, as tropas alemãs. O papa até fez um apelo para que houvesse uma trégua natalina, mas não adiantou: o tiroteio entre as duas partes do conflito continuou.

Então chegou a véspera de Natal e os soldados britânicos ouviram, surpresos, um canto – e não os disparos e explosões habituais. Sua perplexidade aumentou quando uma voz disse: “Feliz Natal, ingleses! Venham aqui celebrar com a gente!”.

Os combatentes de ambos os lados foram aos poucos se levantando e passaram a se olhar em meio àquela terra de ninguém que separava uma trincheira da outra. Não demorou para que os soldados percebessem: havia ocorrido um cessar-fogo, e por isso confraternizavam, entoando canções de Natal, trocando lembranças, bebendo uísque e até mesmo jogando uma amistosa partida de futebol.

A trégua durou apenas dois dias. Depois disso, as tropas voltaram às trincheiras para retomar o combate que causaria um grande derramamento de sangue por quase quatro longos anos. Essa bela história da trégua natalina na Primeira Guerra Mundial nos lembra que a paz é possível quando a escolhemos. Se a paz pode durar alguns dias, não poderia também perdurar por meses ou anos? E, antes de tudo, não deveríamos sempre pensar em como evitar a ocorrência de conflitos?

Em seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel da Paz de 1964, Martin Luther King Jr., ativista e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, disse: “Devemos nos concentrar não somente no expurgo da negatividade trazida pela guerra, mas também na afirmação do positivismo trazido pela paz”.

Com a paz positiva, as estruturas de nossa sociedade, suas políticas e ações cotidianas são capazes de promover a justiça em todos os níveis, sustentando uma coexistência pacífica entre todos. Isso é uma resposta aos apelos de justiça e paz que ouvimos nas ruas durante os protestos ocorridos este ano de Minneapolis, nos Estados Unidos, a Paris, na França.

Assuntos relacionados à paz positiva ministrados nos nossos Centros Rotary pela Paz ganham ainda mais força por meio da parceria do Rotary com o Instituto de Economia e Paz. A Academia Rotary pela Paz Positiva oferece treinamento gratuito a todos os rotarianos sobre como acrescentar aspectos de paz positiva aos seus projetos, inclusive aqueles que recebem subsídios da Fundação Rotária.

A paz positiva se faz sentir em todos os níveis da nossa Fundação. Nossos projetos de alfabetização oferecem acesso igualitário às crianças para que todas tenham um bom aproveitamento. Os subsídios que outorgamos viabilizam o fornecimento de água potável às comunidades, evitando que as crianças faltem às aulas por terem que buscar água para suas famílias. Isso traz estabilidade com o passar do tempo.

Nosso papel como líderes da sociedade civil dedicados à paz positiva continuará crescendo. Esse crescimento não virá somente por meio de mais parcerias e subsídios, mas também por intermédio dos nossos corações, mentes e mãos à medida que oferecemos nossos talentos para fazer do mundo um lugar melhor.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.