Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

A nossa festa da democracia

jan 2, 2025

O ano de 2025 chegou com as energias renovadas e A Magia do Rotary segue em todos os nossos clubes e distritos. Muitas pessoas esperam por nós, companheiros. Como rotarianos, e principalmente como pessoas de bem e do bem, não podemos fechar os olhos para essa responsabilidade.

Origem da nossa organização, os Serviços Profissionais são o tema de janeiro no calendário do Rotary International. Somos líderes profissionais que dão exemplo para a sociedade em que atuamos. Precisamos ser catalisadores de mudanças.

É esperado que, ao longo de sua trajetória profissional, um rotariano tenha o respeito de seus pares, fornecedores, clientes e dos colaboradores de suas empresas. Quem não tem isso, não tem nada. É importante que em nossos quadros haja pessoas que sejam referências em suas profissões.

Nossa network no Rotary International nos traz grandes oportunidades profissionais por meio de intercâmbios e parcerias. Eu, por exemplo, tenho vários rotarianos como parceiros das minhas empresas. Meu dentista, meu advogado, a maioria dos meus médicos e outros são rotarianos. Portanto, por que não prestigiar nossos companheiros? E o melhor: esse tipo de relacionamento tem sido muito positivo para mim. Eu indico.

Neste ano de 2025, será realizado um evento muito importante: o Conselho de Legislação, a Constituinte do Rotary International. Os clubes de todo o mundo podem enviar sugestões de mudanças para o nosso Manual de Procedimento, que dita as normas para nossas ações nos níveis macro e micro, no âmbito dos clubes e distritos.

Nossa organização faz essa reunião a cada três anos em Chicago com a preocupação de estarmos sempre atualizados e democraticamente guiados pelos delegados dos nossos mais de 520 distritos ao redor do globo. O Conselho de Legislação é a festa da democracia no Rotary. Nele nossas regras são discutidas e muitas vezes alteradas de acordo com a maioria regimental de cada item. Nele debatemos desde as regras eleitorais e disciplinares até as financeiras, administrativas e filosóficas do nosso Rotary International, que opera com normas iguais em qualquer clube ou distrito do mundo.

Por isso eu sempre digo que sim, o Rotary deixa espaço para mudanças, de forma democrática. E é por isso que nossas regras precisam ser obedecidas. Se alguém não as aceitar, que procure um novo caminho a trilhar em outra organização. Regras foram estipuladas democraticamente para serem cumpridas.

Quero aproveitar para desejar a cada membro da Família do Rotary e às suas famílias um 2025 de muita paz, saúde, sucesso, amor, generosidade e disposição em servir com A Magia do Rotary.

Sintam-se abraçados por esse seu diretor que tem muito carinho e gratidão por cada um de vocês. Que nessa nova jornada vocês sejam muito felizes e engrandeçam suas almas fazendo do seu serviço uma ferramenta de transformação na vida das pessoas que, volto a dizer, esperam por nossa generosidade. Amém!

* O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.

Share This