Mais de 800 empresas contribuíram nesta primeira década de existência

Prestes a completar uma década de atividades voltadas a projetos comunitários, humanitários e educacionais realizados no Brasil, a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), criada em dezembro de 2003 pela inspiração e dedicação do diretor 1995-97 do Rotary International, José Alfredo Pretoni, expressa hoje resultados e números extremamente significativos.

Com a abertura da possibilidade de contribuições de pessoas jurídicas (empresas), a ABTRF tornou-se uma importante ferramenta no Brasil. O relatório da diretoria encabeçada pelo diretor 2007-09 do Rotary International, Themístocles Pinho – ressalte-se o seu brilhante desempenho, especialmente o grande avanço no aprimoramento da legislação referente às contribuições –, mostra que hoje já existem mais de 800 empresas cidadãs e as contribuições até março de 2013 atingiram 402.123,52 dólares.

É a prova inequívoca de que a conscientização dos rotarianos brasileiros permite antever novos rumos para nossa ABTRF, ressaltando-se especialmente o apoio incondicional de todos os governadores distritais e o empenho constante da Comissão de Assessoramento da nossa ABTRF, apoiados de perto pelo grupo dos coordenadores regionais. São eles os responsáveis diretos pela transformação de um sonho em uma feliz realidade, concretizando nossos objetivos.

Todas as doações recebidas das empresas são aplicadas em fundos seguros gerenciados pela Fundação Rotária e direcionados para apoiar financeiramente programas ligados à educação, saúde, assistência social e ao meio ambiente, elaborados e executados pelos Rotary Clubs no Brasil.

Dois programas
Além de as empresas poderem contribuir diretamente ou em parceria com clubes e distritos, existem dois programas específicos da ABTRF: o Empresa Cidadã e o Seguro Solidário.

Importante ressaltar que a busca por parcerias empresariais deve começar “em casa”, ou seja, no contato direto com companheiros empresários – especialmente aqueles que utilizam o sistema de lucro real. Quantos e quantos companheiros não sabem ainda da possibilidade de contribuir para a nossa ABTRF e receber reconhecimentos, como títulos de Companheiro Paul Harris e mesmo cristais de Major Donors, utilizando suas próprias empresas?

O programa Seguro Solidário é oferecido a todos os rotarianos brasileiros e seus familiares. A iniciativa de parceria ajustada com a Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais estabelece que 5% do valor dos prêmios líquidos das apólices de seguros de automóveis – efetuadas por rotarianos e familiares com as seguradoras Porto Seguro, Itaú e Azul – são doados à Fundação Rotária por meio da ABTRF.

Para que a doação efetivamente se concretize, é preciso que o rotariano envie um e-mail para rotary.convenio@portoseguro.com.br informando os dados pertinentes. Importante ressaltar que o valor é considerado como uma contribuição pelo clube e o distrito, porém os rotarianos não fazem jus aos reconhecimentos da Fundação Rotária, pois a contribuição é da empresa.

Empresa Cidadã
O Empresa Cidadã é um programa de contribuições de pessoas jurídicas para a ABTRF. Os recursos arrecadados são encaminhados à Fundação Rotária para serem utilizados em seus variados programas e a ABTRF outorga reconhecimentos às empresas doadoras. Há duas maneiras de contribuir com o Empresa Cidadã:

1 – Através da doação de valores, independentemente da assinatura de qualquer benefício, valendo como prova de participação o comprovante do depósito ou do boleto bancário, devidamente confirmado por recibo emitido pela ABTRF. Ressalte-se que qualquer empresa pode participar, mas as que operam pelo sistema de lucro real podem lançar como despesa operacional suas doações em valor de até 2% de seu lucro operacional, obtendo assim redução na base de cálculo do imposto de renda.

2 – Através da doação de valores por meio de um compromisso contratual firmado entre a pessoa jurídica e um distrito ou um Rotary Club do Brasil para a realização de contribuições mensais nunca inferiores a 200 reais por um período mínimo de 12 meses, prorrogável automaticamente e a critério das partes.

Serão conferidos reconhecimentos pela ABTRF, como selos, certificados e diplomas, de acordo com critérios criados. Além disso, a Fundação Rotária fará reconhecimentos às pessoas indicadas pelas empresas, sejam rotarianos ou não. Para cada contribuição em reais equivalente a mil dólares rotários será outorgado um título de Companheiro Paul Harris ou adicionais. Também a pessoa jurídica poderá indicar um beneficiário, rotariano ou não, para receber um cristal de Major Donor pela doação em reais equivalente a dez mil dólares rotários, feita de forma integral ou acumulada.

O Rotary Club e o distrito participantes do programa terão os valores das doações efetuadas por pessoa jurídica computados em seus resultados de arrecadação mensal para a Fundação Rotária, desde que os valores sejam depositados na conta da ABTRF.

Caro companheiro rotariano, dê um passo para o futuro. Você pode transformar vidas! Compartilhemos o Rotary para, utilizando recursos de pessoas jurídicas, aumentarmos de forma gradativa as nossas contribuições à Fundação Rotária por meio da ABTRF, investindo-as em projetos sociais e educacionais totalmente voltados à comunidade brasileira.

* O autor é Luiz Coelho de Oliveira, diretor 2003-05 do Rotary International e vice-presidente da ABTRF.