A magnitude do nosso impacto

nov 1, 2023

Neste mês em que celebramos a Fundação Rotária, vamos reconhecê-la pelo que ela é: uma das melhores organizações humanitárias do mundo.

Muitas entidades beneficentes, instituições de assistência humanitária e organizações sem fins lucrativos fazem o mesmo tipo de trabalho, e o público as associa às causas nas quais se concentram. Mas me pergunto quantas pessoas sabem que o Rotary apoia essas mesmas causas — sete delas, na verdade —, que chamamos de nossas áreas de enfoque.

Se as pessoas querem água limpa, saúde e um futuro sustentável para nosso planeta, elas apoiam o que nossa Fundação faz. Se imaginam um mundo onde exista paz, alfabetização plena e oportunidades econômicas para as comunidades se sustentarem, elas também acreditam na missão do Rotary. E se querem que mães e seus bebês prosperem, sua visão alinha-se com o trabalho que fazemos.

Há muito trabalho sendo realizado por meio da Fundação. A erradicação da pólio está mudando o mundo. Os Centros Rotary pela Paz estão treinando construtores da paz para reduzir a violência e resolver conflitos. E com os Subsídios Distritais e Globais da Fundação, estamos realmente melhorando a vida das pessoas.

A maneira como trabalhamos também nos diferencia. Temos um alcance global, com mais de 48 mil filiais na forma de Rotary e Rotaract Clubs. Enfatizamos a boa gestão dos fundos e a realização eficiente dos projetos. E sempre buscamos soluções sustentáveis.

No ano rotário de 2022-23, a Fundação outorgou 1.098 Subsídios Globais. Se você pensar no que uma única doação pode fazer, começará a entender a escala de nosso trabalho e a magnitude de nosso impacto — um impacto que as pessoas podem ver e sentir em seu cotidiano.

Nosso distrito apoiou um projeto de Subsídio Global que se concentrou em educação básica e alfabetização no Maláui, onde ajudamos a treinar 38 professores responsáveis por 4.000 alunos. Também construímos dois banheiros e instalamos uma bomba para que eles tivessem água para beber e lavar as mãos.

Jamais esquecerei que, quando Esther e eu visitamos a escola, um menino apontou para meu distintivo do Rotary, reconhecendo-o por causa dos outros voluntários que também usaram seus distintivos durante o projeto. Ele disse: “Eu sei que você me ajudou. Não posso viajar para agradecer pessoalmente aos outros que me ajudaram, mas, por favor, faça isso por mim”.

Então, obrigado, Rotary, em nome de uma criança no Maláui cujo futuro se tornou um pouco mais brilhante graças à nossa organização, e em nome de milhares de outras pessoas que foram ajudadas graças a seu apoio à Fundação Rotária.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.