Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

A magia está nos associados

ago 1, 2024

Eu adoro as várias tradições do Rotary, especialmente aquelas relacionadas ao nosso emblema: a roda denteada. Sempre que a vejo em meu distintivo, no logotipo de um clube ou na camiseta de um voluntário, fico inspirado ao pensar nas infinitas possibilidades representadas por ela.

Nos primórdios da organização, nossos antecessores a imaginaram como uma engrenagem, parte de uma máquina possante capaz de grandes feitos. Ela continua representando isso e muito mais. Para mim, também simboliza ciclos e movimento em nossa jornada de fazer o bem no mundo.

Agosto é o mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes e incentivo você a pensar sobre a conexão cíclica entre o quadro associativo e a Fundação Rotária.

Quando engajamos os associados em clubes dinâmicos, A Magia do Rotary acontece. Os associados – tanto os novos quanto os experientes – aprofundam seu compromisso uns com os outros e com suas comunidades. E esse envolvimento local atrai atenção e mais associados.

Aos poucos, os novos associados percebem que seu clube faz parte de uma organização de ponta que está realizando mudanças duradouras no mundo. Eles aprendem sobre a Fundação, a apoiam e podem solicitar subsídios para financiar seus projetos. Eles se veem como parte do movimento que erradicará a pólio.

À medida que a experiência dos nossos associados se aprofunda, o mesmo ocorre com seu compromisso com o Rotary em todos os níveis. O público vê o impacto que causamos e isso torna o Rotary irresistível. Novos associados chegam, mais clubes são formados e o ciclo continua. A cada giro da roda, o Rotary e nossa Fundação crescem.

Existem inúmeras maneiras pelas quais essa conexão mágica entre os clubes e nossa Fundação pode se desenvolver. Por exemplo, os Clubes 100% Companheiros Paul Harris, onde todos os associados têm esse título, são a prova de que clubes engajados estão diretamente conectados à Fundação. Alguns até aumentam ainda mais a aposta, como o Rotary Club de Crescent, nos Estados Unidos, cujos 125 associados são todos Companheiros Paul Harris, Benfeitores e Contribuintes Especiais da Fundação Rotária.

Mas você não precisa estar em um desses clubes para fazer a diferença.

Peço a todos os rotarianos que se lembrem da meta deste mês para o que chamo de Marcadores Mágicos do Mark: assumam o compromisso pessoal de contribuir com o que puderem para o Fundo Anual até 31 de agosto. Façam isso agora mesmo, antes que esqueçam, em rotary.org/give. E enquanto estiverem lá na página, considerem estabelecer uma doação periódica.

Com sua ajuda, poderemos manter a grande roda do Rotary e a Fundação na direção certa, avançando rumo a um futuro grandioso.

* O autor é Mark Daniel Maloney, chair 2024-25 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

Share This