A lógica do caubói

jan 13, 2016

Cowboy logic, cantada por Michael Martin Murphey, com sua melodia alegre e letra cheia de significado, é uma das minhas canções prediletas há muito tempo. Ela tem a ver com o Rotary, pois fala de honestidade e trabalho. Contudo, só passei a compreender de verdade como ela se aplica à nossa organização depois que li Cowboy ethics, de Jim Owen (Ética do caubói, livro inédito no Brasil).

Jim sabia que o “código do Oeste” era bastante positivo no desenvolvimento dos valores éticos entre os caubóis norte-americanos. Ele o descreveu em dez princípios básicos, os quais se alinham perfeitamente à nossa Prova Quádrupla.

Três destes princípios se aplicam particularmente ao Polio Plus. Nos 30 anos que se seguiram ao lançamento do programa, permanecemos comprometidos com a erradicação da poliomielite, embora esta empreitada esteja exigindo muito mais tempo e dinheiro do que esperávamos. Apesar disso, temos perseverado e estamos agora prestes a eliminar essa doença. Ao longo do caminho, seguimos três princípios do código do Oeste: “fazer o que deve ser feito”,“manter a promessa” e “terminar o que começamos”.

Outros dois princípios têm uma importância especial para a Fundação Rotária: “sentir orgulho do seu trabalho” e “permanecer fiel ao que você acredita”. Por meio do apoio aos programas da nossa Fundação, desde as primeiras Bolsas Educacionais, em 1948, até as mais recentes iniciativas, como os Centros Rotary pela Paz e o Plano Visão de Futuro, os rotarianos têm ajudado a tornar o mundo melhor. E pelo fato de terem “permanecido fiéis ao que acreditam”, trabalhando com afinco e doando generosamente, nossos programas têm êxito e aumentam o orgulho que sentimos por nossa organização.

Portanto, em vez de pedir a você, rotariano, que seja leal à Fundação, eu gostaria de agradecê-lo por todo o seu apoio e lealdade!

* O autor é Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.