Com treinamento, os jovens serão as futuras lideranças rotárias

Setembro é o mês em que o Rotary International dedica todas as atenções às Novas Gerações. O presidente Sakuji Tanaka, em continuidade ao trabalho que realizamos em 2011-12, nos possibilitou continuar com as novas gerações como diretor de ligação entre o board do Rotary International e o Comitê Internacional de Rotaract e Interact. Para nossa felicidade, essa designação nos deu muita emoção, pois o Brasil tem neste comitê o governador 2003-04 José Luiz Toro da Silva como chairman.

Nos reunimos em Evanston, no final de julho e início de agosto, e pudemos ouvir opiniões de diversas partes do mundo, e em especial de jovens rotaractianos que nos mostraram que o que eles querem não é estar intimamente ligados em ferramentas tecnológicas na área da informática. O que eles pensam e sentem é a necessidade de estarem juntos de nós. O porquê dessa aproximação é que nós somos experientes, profissionais de sucesso e de liderança em nossas comunidades, e por isso eles estarão sendo cada vez mais aprendizes da nossa postura, e sabem que poderemos orientá-los a fazer junto de nós o chamado networking, a troca e o aprendizado das questões profissionais.

Em seguida, sob a liderança do governador Toro, do jovem Leandro, presidente da Omir-Brasil, e seu sucessor Lukinha, realizamos no Pré-Instituto do 35º Instituto Rotary do Brasil, em Vitória, um extraordinário treinamento dos Representantes Distritais de Rotaracts do Brasil, que assumimos para ser oficial nos próximos anos. Mostramos que com bom senso, responsabilidade e competência poderemos nos aproximar cada vez mais da juventude e orientar os jovens para que no futuro sejam as lideranças rotárias que almejamos.

No ano anterior, em minha mensagem à Brasil Rotário, escrevi: “Os jovens não precisam ter a atenção dos mais experientes em atitudes paternalistas, egocêntricas ou de apoio a qualquer decisão que eles assumem. O jovem precisa de homens e mulheres amadurecidos que lhes mostrem o caminho da vida, das alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, sucesso ou fracasso”. Hoje sinto que acertei, o jovem nos quer para construirmos um mundo melhor.

O sucesso bem perto de nós

Trabalhamos durante três anos consecutivos para realizarmos um excelente Instituto Rotary em Vitória. Há dez anos, quando atuei como training leader do Rotary International, um governador me indagou o porquê de as lideranças rotárias não se preocuparem com o distrito 4410. Ana Lucia e eu inicialmente nos dedicamos a orientar e treinar aquele governador e sua equipe.

Quando fui indicado diretor do Rotary International, resolvi fazer um desafio e convidei o meu desafiante para ser o chairman de um Instituto Rotary em uma região que nunca havia sido premiada para sediar um evento desse porte. Lézio Pires da Luz e sua querida Regina assumiram a responsabilidade ao lado de seus companheiros governadores do Colégio do Distrito 4410. Passada a realização do Instituto, sentimos nos cumprimentos, nos semblantes, na euforia e na alegria dos participantes que havíamos conseguido realizar um extraordinário Instituto, com quase 1.500 rotarianos e cônjuges que se reciclaram, viveram companheirismo e voltaram para os seus distritos felizes e motivados para realizarem a Paz Através do Servir com garra e devoção às causas humanitárias.

Como sempre digo, sou um homem feliz, e essa felicidade se torna cada vez mais evidente, porque dialogamos, exigimos, lideramos e conseguimos agregar homens e mulheres que querem fazer também a humanidade mais feliz.

Parabéns a todos os rotarianos do Brasil que participaram com entusiasmo do nosso evento. Foi surpreendente a adesão que tivemos, mas tenho que agradecer também àqueles que nos proporcionaram essa alegria. Parabenizo o distrito 4410, nas pessoas do chairman Lézio e de Regina, que lideraram o trabalho logístico do evento. Parabenizo o distrito 4610, nas pessoas do governador Amilton e de Gazel, que nos apoiaram em todos os desafios que tivemos, e os demais que nos auxiliaram como trainees e aides, coordenando a logística do Gets, Gits e Pré-Instituto.

Parabenizo todos os demais companheiros, os governadores Altimar e Gedson que, ao lado dos valorosos trainees, fizeram o sucesso dos treinamentos, liderando um grupo fantástico merecedor da maior nota que se daria a uma equipe. Obrigado a todo o rotarismo brasileiro. Que Deus continue nos abençoando.

Per capita

O dia 30 de setembro foi a data limite para que os clubes se pusessem em dia com as per capitas do Rotary International. Precisamos também manter o mínimo de 1.200 associados para não sofrermos novas investidas de redistritamento. Passada essa fase, faremos um planejamento para um Plano Regional de Desenvolvimento do Nosso Quadro Associativo, de tal forma que cheguemos aos 70 mil associados, possibilitando que o Brasil sempre esteja no board do Rotary International com a presença de um diretor brasileiro.

Continuemos a nossa caminhada na busca da Paz Através do Servir. O nosso presidente, Sakuji Tanaka, e o chairman eleito da Fundação Rotária, Dong Kurn Lee, saíram do Brasil entusiasmados com o fato de nós fazermos a excelência no Rotary. Vamos fazer jus ao que mostramos às nossas maiores lideranças e buscar sempre a Paz Através do Servir.

* O autor é José Antonio Figueiredo Antiório, diretor 2011-13 do Rotary International.