ARTIGOS

A importância do instrutor distrital

mar 17, 2015

Ao criar o PLD – Plano de Liderança Distrital, no ano de 2000, o Rotary incorporou o PLC – Plano de Liderança dos Clubes, instituiu o Planejamento Estratégico, reestruturou os programas de treinamento e capacitação e estabeleceu uma série de mecanismos para fortalecer clubes e distritos. Assim, foram criadas as figuras do instrutor distrital, dos governadores assistentes e reestruturadas as Comissões Distritais.

O instrutor distrital tem um papel fundamental no desempenho do governador do distrito, desde a fase de governador eleito.

A atuação do instrutor distrital começa na coordenação e planejamento das atividades de capacitação no distrito. Para tanto, é responsável pela formação da Comissão de Capacitação do distrito, designando o presidente e as responsabilidades de cada um de seus integrantes.

Os eventos sob sua responsabilidade são:

• Seminários de treinamento da equipe distrital, presidentes eleitos (PETS), governadores assistentes (GETS).
  • Assembleia distrital.
  • Seminários distritais sobre Desenvolvimento do  Rotary, Imagem Pública e Fundação Rotária.
  • Programas de capacitação de líderes de Rotary, Rotaract e Interact Clubs.
  • Outros treinamentos no distrito, conforme necessário.

Entre as competências necessárias ao bom exercício da função, deve:

• Ter servido ao Rotary como governador de distrito, governador assistente ou presidente de comissão distrital.
  • Estar atualizado em todos os assuntos rotários.
  • Ter experiência de gestão.
  • Ser imparcial e bem relacionado.
  • Saber planejar para bem estabelecer os objetivos da missão.
  • Saber revisar, avaliar e cobrar resultados.
  • Oferecer orientação contínua a rotarianos.

Suas principais responsabilidades, sempre de comum acordo com o governador do distrito, são as seguintes:

• Participar dos treinamentos para instrutores distritais realizados por ocasião dos Institutos Rotary Brasil.
  • Implementar a parte programática de todos os seminários e reuniões de treinamento.
  • Determinar a metodologia a ser empregada.
  • Selecionar e preparar os líderes de treinamento.
  • Preparar e distribuir os materiais informativos.
  • Analisar as avaliações.
  • Empreender, quando conveniente, conferência pela web (webinar) como um método de treinamento.
  • Fazer uso dos recursos humanos disponibilizado pelo Rotary, como os coordenadores do Rotary, Imagem Pública, Fundação Rotária, Líderes de treinamento e funcionários da Secretaria do Rotary International.

Em síntese, podemos afirmar, sem medo de errar que:

O Instrutor Distrital é o cérebro dos processos de capacitação do distrito.

* O autor é Alberto Bittencourt, governador 2004-05 do distrito 4500 e instrutor distrital 2007-08, 2012-13 e 2014-15.

** Foto: Istockphoto