A humanidade é o nosso negócio

dez 7, 2020

Em uma nublada véspera de Natal na Londres vitoriana, um velho avarento senta-se à mesa.

Amargurado e desiludido com o mundo, Ebenezer Scrooge tem apenas um interesse: resultados financeiros. Ele nega o convite de seu sobrinho para passarem a ceia juntos, recusa-se a ajudar os pobres e desfavorecidos e, relutantemente, concede a Bob Cratchit – seu funcionário mal pago – uma folga no dia 25 de dezembro.

Assim que Scrooge entra em casa, coisas estranhas começam a acontecer. Jacob Marley, seu parceiro de negócios já falecido, aparece como um fantasma amarrado a uma corrente. Ele diz a Scrooge para mudar seus hábitos egocêntricos se não quiser ter o mesmo destino.

Essa é a premissa de Um conto de Natal, clássico do escritor Charles Dickens sobre a transformação de um homem recluso e ranzinza em um generoso filantropo. Na minha opinião, essa história oferece lições valiosas a todos nós, independentemente da nossa crença ou da época do ano.

Em uma de minhas passagens favoritas, um espírito transporta Scrooge magicamente para a casa de Cratchit. Lá, ele vê seu funcionário a partir de um novo ponto de vista, em meio a uma celebração de Natal humilde, mas repleta de afeto. Scrooge compreende, então, que presentes como amizade, família e gratidão não podem ser registrados em nenhum livro contábil. Ao final da narrativa, ele aprende a lição mais importante de todas: enquanto estivermos vivos, nunca é tarde demais para servirmos à humanidade.

As festas de fim de ano estão chegando. Esse é um momento de doação e partilha, mas isso não se limita aos nossos entes queridos. Ele também se aplica a pessoas que não conhecemos e que nunca veremos, àqueles que não são tão afortunados como nós e que podem precisar de uma mão solidária. O milagre da doação que Scrooge descobriu na véspera do Natal é exatamente o que a Fundação Rotária faz durante os 365 dias do ano.

Simultaneamente, nossa Fundação atua como entidade beneficente e desenvolvedora de iniciativas na prática. Os rotarianos estão nas bases, usando suas habilidades e conhecimentos empresariais para apoiar os subsídios financiados por todos nós. Dessa forma, realizamos alguns dos trabalhos mais importantes do Rotary, como proteger mães e filhos e ajudar as comunidades a se recuperarem dos efeitos da Covid-19.

Lembre-se da Fundação Rotária durante essa época de generosidade. Lembre-se de que suas doações amplificam nosso trabalho em todas as áreas de enfoque. Elas são perpetuadas não apenas hoje, mas por muito tempo depois de termos partido. No futuro, a Fundação continuará realizando milagres a serviço do próximo, mas para que isso aconteça precisamos apoiá-la agora. Em nome dos curadores da Fundação Rotária, agradeço a você por realizar sua contribuição antes do dia 31 de dezembro.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.