Dezembro é o Mês da Família. Para muitos rotarianos, a família rotária é formada por cônjuges, irmãos, irmãs, pais e filhos, cujo trabalho em prol de nossa organização é certamente muito valorizado. Na minha opinião, no entanto, se os membros de nossa família não forem rotarianos, eles não são considerados parte da família rotária. Na verdade, a família rotária é formada por todos os distritos, clubes, rotarianos e programas do Rotary International, e também pela Fundação Rotária.

A Fundação Rotária é uma grande parte desta família, sendo responsável por canalizar todos os fundos arrecadados, seja através do RI ou da Fundação. Anualmente, grandes quantias são direcionadas ao Fundo Anual para Programas, ao Fundo Permanente, à iniciativa de Doações Extraordinárias para os Centros Rotary e, atualmente, ao Desafio de 200 Milhões de Dólares do Rotary.

Apesar de os esforços de arrecadação para estes quatro fundos serem separados, eles estão interligados. As doações anuais são a essência do que fazemos. O Fundo Permanente foi criado tendo em vista contribuições de grandes quantias e em apoio ao Fundo Anual para Programas. A iniciativa de Doações Extraordinárias para os Centros Rotary também foi lançada com o intuito de conseguir doações de maior valor. Além disso, temos o Desafio de 200 Milhões de Dólares do Rotary, que também afeta as doações anuais e, desta forma, os outros programas de arrecadação de fundos.

Ao fazermos nossas doações, é importante contribuirmos com todas as iniciativas mencionadas acima. Se lembrarmos disso, poderemos continuar fortalecendo comunidades e unindo continentes, colocando em prática a máxima Dar de Si Antes de Pensar em Si.

* O autor é Carl-Wilhelm Stenhammar, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.