A essência do Rotary

dez 1, 2023

“Então é Natal / E o que você fez?”, cantou John Lennon no clássico natalino Happy Xmas (War Is Over), lançado em 1971 com Yoko Ono.

As festas de fim de ano são momentos de calor humano e união, mas também de reflexão. Acima de tudo, é uma época de generosidade, especialmente para com os menos afortunados.

Lembre-se de que, apesar de as contribuições à Fundação Rotária não caberem muito bem em uma caixa de presentes, elas dão frutos durante todo o ano.

Dezembro também é o Mês de Prevenção e Tratamento de Doenças. Pense em todos os esforços do Rotary que não seriam possíveis sem a generosidade da nossa Família do Rotary. Considere o incrível progresso que alcançamos em nossa luta contra a pólio — as inúmeras vidas que salvamos e a esperança que restauramos. Pense em todas as clínicas que o Rotary equipou ao redor do mundo e nos profissionais médicos que foram treinados graças a subsídios da Fundação, ajudando a combater problemas cardíacos e a doença do verme da Guiné.

Suas doações para a Fundação também ajudam a aumentar enormemente o acesso de comunidades carentes à assistência médica por meio dos Subsídios de Grande Escala. No momento, os recebedores dos subsídios estão trabalhando para acabar com a malária na Zâmbia, reduzir a taxa de mortalidade de mães e bebês na Nigéria e eliminar o câncer cervical no Egito.

Claro, nosso alcance vai muito além da prevenção e tratamento de doenças. Em tempos de desastres, devemos agir rapidamente para aliviar o sofrimento e oferecer apoio. Em resposta ao devastador terremoto marroquino, em setembro, os curadores da Fundação Rotária estabeleceram o Fundo de Assistência ao Marrocos para apoiar os esforços de ajuda imediata liderados por associados do Rotary no país. Você pode contribuir diretamente e os distritos podem solicitar subsídios desse fundo até 21 de setembro de 2024 ou até que haja verbas disponíveis. Qualquer pessoa pode iniciar uma campanha de arrecadação de fundos para o Marrocos no Raise for Rotary, abrindo novos caminhos para a sua generosidade.

Nós realmente temos o dom de ajudar. Não há limites para as oportunidades de contribuir e fazer a diferença por meio do Rotary.

Como estamos nos aproximando do final do ano, convido você a fazer suas doações antes de 31 de dezembro. Sua generosidade terá um grande impacto em muitas pessoas que talvez você nunca conheça, mas cujas vidas você transformará.

Esther e eu desejamos a você muita alegria nas festas de fim de ano. Obrigado por seu apoio contínuo, dedicação e compromisso inabalável com a Fundação Rotária e com a essência do Rotary: ajudar o próximo.

* O autor é Barry Rassin, chair 2023-24 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.