A educação transforma vidas e cria esperança

set 4, 2023

Setembro é o Mês da Educação Básica e Alfabetização no calendário do Rotary. E quanto esse tema é relevante para nós? Desde o início da nossa organização, rotarianos do mundo inteiro compreendem que somos instrumentos de transformação de vidas. E o que mais transforma vidas e cria esperança no mundo além da educação? Somos pessoas em ação, ou pelo menos deveríamos ser. A educação abre fronteiras para as pessoas desfrutarem um novo universo.

Muitos clubes ao redor do mundo têm trabalhos apoiando a educação em suas comunidades. Inclusive apadrinhando escolas básicas, desenvolvendo projetos de Subsídios Distritais e Globais que resultam no aprimoramento de bibliotecas e na criação de laboratórios de informática, entre muitas outras iniciativas nessa área.

Mas também temos em todo o planeta diversas escolas que são dos próprios Rotary Clubs. Escolas distantes dos nossos núcleos de vida. Já fui a muitas dessas Escolas Rotary que, com parcerias públicas e privadas, levam a esses lugares o poder da alfabetização, não apenas mostrando um novo mundo aos seus alunos, mas levando dignidade, oportunidades e melhorias de vida a pessoas que se sentem desprestigiadas em suas próprias comunidades.

Não duvidem: o Rotary tem poder de transformar vidas, de compartilhar conhecimento e esperança. Agora em setembro, desafio nossos clubes a dar início à arrecadação de livros entre seus associados e na comunidade e os entregarem, mensalmente, a escolas e creches pobres de suas cidades. Livros que muitas vezes estão esquecidos em nossas casas.

Desafio nossos clubes a criar equipes de apoio às secretarias de Educação e a desenvolver parcerias para colaborarmos com a melhoria da educação básica dentro das escolas e em grupos de alfabetização instalados em indústrias e canteiros de obras.

Quando falamos de educação no Brasil, não podemos deixar de mencionar o maior projeto educacional do mundo rotário, que são o Colégio Rio Branco e as Faculdades Integradas Rio Branco, ambos criados pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, tendo à frente os maiores líderes empresariais e rotarianos do Brasil, José Ermírio de Moraes e seus filhos do Grupo Votorantim. O Colégio Rio Branco ostenta a honra de ter como ex-aluno um ídolo do esporte brasileiro: Ayrton Senna da Silva. Isso mesmo: Ayrton Senna.

Como afirmei, a alfabetização é algo muito mais complexo do que simplesmente ensinar alguém a ler e escrever. Significa criar oportunidades a um ser humano, ampliar seus horizontes. É criar sonhos e esperanças. E, acima de tudo, dar dignidade aos que mais precisam da nossa amada organização.

Vamos fazer acontecer, criando um futuro melhor para nossa população e abrindo melhores possibilidades de qualificação em nossas comunidades?

Sejam generosos em suas ações. Muitos esperam sua mão amiga. Aguardam por nós, por você. Reflita sobre isso. Compartilhe um pouco do que você tem com aqueles que não têm nada.

* O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.