A diversidade abre oportunidades

nov 4, 2020

Sabemos que o Rotary é uma força poderosa que transforma comunidades e cada um de nós. Entretanto, em toda comunidade há pessoas das quais não nos aproximamos – e por isso deixamos de aproveitar seu potencial.

O Conselho Diretor do Rotary International entrou em ação para tornar o Rotary mais receptivo e diversificado. Formamos uma força-tarefa para promover diversidade, equidade e inclusão e ajudar os clubes a atrair novos associados independentemente de gênero, raça, religião, idade ou outros fatores. Essa força-tarefa nos ajudará a acelerar as mudanças que queremos e são necessárias. A seleção de Jennifer Jones para a presidência internacional do Rotary em 2022-23 – ela será a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto de nossa organização – é prova de que estamos na direção certa.

Por sua vez, os clubes devem se esforçar para abraçar e propagar mais inclusão e diversidade. Ex-presidente do Rotaract Club de Surrey-Newton, no Canadá, e diretora da Big West Rotaract Multidistrict Information Organization, Alia Ali tem a seguinte perspectiva sobre esse tema:

Alia Ali Big West Rotaract Multidistrict Information Organization (Foto: Samuel Zuder)

Alia Ali
Big West Rotaract Multidistrict Information Organization
(Foto: Samuel Zuder)

Ainda lembro da imensa satisfação que senti quando participei do Ryla, quatro anos atrás. Finalmente tinha encontrado minha tribo: pessoas que se importavam com as mesmas coisas que eu. Mundo afora, o coração do Rotary permanece o mesmo. Servimos às nossas comunidades e atuamos em situações nas quais os outros se sentem impotentes frente ao tamanho e ao escopo dos problemas.

Vamos continuar alimentando esse espírito, mesmo quando o diálogo for difícil. Racismo, preconceito e discriminação assumem formas diferentes, mas existem em todo país, cidade ou pessoa. Como acabar com isso?

Como consultora de diversidade, equidade e inclusão, ajudo as organizações a criarem uma cultura que empodera e faz as pessoas se sentirem confortáveis por meio do poder da empatia. Quando nos sentimos nós mesmos na companhia de outros, o preconceito não tem lugar. Quando toda criança nos faz lembrar do nosso próprio filho, quando todo homem e toda mulher nos remetem ao nosso pai e à nossa mãe, a gente começa a ver o mundo de outra maneira.

Podemos aplicar a Prova Quádrupla por meio da empatia. Estamos criando boa vontade e melhores amizades com todos ao nosso redor? As coisas são justas e benéficas para pessoas de todas as idades? Quem é obrigado a fazer escolhas que você não precisa?

Fiz uma escolha angustiante entre o Rotary e a minha religião quando uma Convenção Internacional foi realizada durante o Ramadã. Eu me indaguei: quando perguntamos se algo é justo e benéfico para todos os interessados, isso não me incluía como muçulmana? A Convenção poderia acontecer durante a Páscoa? Somente ao fazermos perguntas difíceis é que começamos a criar um Rotary mais inclusivo e diversificado.

Se nós já conectamos tantas pessoas ao redor do mundo, então imagine as possibilidades que teremos quando trouxermos mais gente para trilhar o mesmo caminho que o nosso. O Rotary que eu quero no futuro é uma organização ilimitada no servir, incessante na gentileza e cheia de propósito em operar a mudança que queremos ver.

O coração do Rotary é grande. Se abrirmos nossa porta um pouco mais, encontraremos pessoas muito interessantes que nos enriquecerão com sua visão de mundo e suas perspectivas. Diversos clubes oferecem diferentes estilos, culturas e oportunidades. Assim, devido aos nossos diversos modelos de clube, quem não se sentir confortável em algum poderá buscar outra opção. É vital garantirmos que todo novo associado encontre o clube com o qual mais se identifique. O Rotary Abre Oportunidades por meio da diversidade.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.