Uma história que já é e continuará sendo magnífica

Tivemos um fato muito importante durante a Assembleia Internacional de 2013 em San Diego, EUA. Nosso presidente eleito do Rotary International, Ron Burton, lançou a ideia da First Class (Primeira Classe), solicitando a todos os governadores eleitos que fizessem uma contribuição pessoal à Fundação Rotária.

O êxito foi total. Todos os 38 governadores distritais do Brasil colaboraram, mostrando uma aderência formidável a uma iniciativa especialmente preparada. Convém lembrar que houve adesão de 100% dos governadores eleitos do mundo todo.

Outra iniciativa importante foi a de que todos os governadores eleitos lançariam a mesma solicitação aos presidentes eleitos de todos os clubes de seus respectivos distritos, para que eles também se tornem membros First Class. Todos recebem um pin como forma de reconhecimento pela contribuição e também para que sejam identificados como membros dessa primeira classe. O sucesso será total, temos certeza.

Imaginem todos os rotarianos tendo essa atitude. Nossa campanha Todos os rotarianos, todos os anos seria maravilhosa. Mais importante ainda seria se todos contribuíssem para o Fundo Anual, onde estariam depositando dinheiro numa “poupança” com retorno garantido três anos depois, para ser incorporado ao Fundo Distrital de Utilização Controlada, que financia maiores e melhores projetos de Subsídios Globais e Subsídios Distritais.

É importante que os clubes definam suas metas de contribuições para 2013-14 já considerando também essa alternativa. Teremos os Pets e Assembleias Distritais, onde os clubes devem consolidar as metas para que os distritos trabalhem melhor e de forma organizada. Planejamento, hoje, é fundamental para o êxito das ações pretendidas.

Visando facilitar a vida dos clubes, o Rotary International disponibilizou o Rotary Club Central, uma ferramenta online de fácil acesso e operação. Com ela, os clubes podem informar seu planejamento e acompanhar constantemente as iniciativas de associados e as atividades de serviços à comunidade e da Fundação Rotária. Com isso, estamos substituindo o Fundo de Desenvolvimento, formulário de metas e vários outros que serviam para definir os objetivos anuais.

Transição do sistema online piloto
Em preparação para o lançamento global do Visão de Futuro e a consequente transição para o novo sistema de gestão online de concessão, queremos lembrar a todos os distritos pilotos a observância do cronograma abaixo:

Até 31 de março, as propostas de Subsídios Globais e Pré-Definidos serão submetidas pelo sistema piloto atual e por ele processadas até 30 de junho;
Depois de 31 de março, os pedidos de Subsídios Globais e Pré-Definidos serão transmitidos e processados pelo novo sistema de gestão online de concessão;
Até 15 de maio, as aplicações de Subsídios Distritais serão submetidas pelo sistema atual;
Em 30 de junho, os patrocinadores devem trabalhar para buscar a aprovação para qualquer pedido de Subsídio Global em aberto, a fim de facilitar a transição para o novo sistema online.

Até 1º de julho, teremos informações importantes sobre subsídios em aberto de distritos pilotos para facilitar a transição para o novo sistema online.

UNESCO-IHE
Os pedidos 2013-14 para as bolsas de estudo concedidas pelo Rotary e pelo parceiro estratégico UNESCO-IHE (Institute for Water Education) estão agora disponíveis online. Essas bolsas foram concebidas para promover relacionamentos de longo prazo entre rotarianos e profissionais altamente qualificados em água e saneamento em suas comunidades. Para obter mais informações sobre essa concessão e as formas de aplicação, os rotarianos podem visitar a página de doações em www.rotary.org/subsidios.

Medidas importantes
Solicitamos a todos os distritos que qualifiquem seus clubes dentro dos parâmetros estabelecidos pela Fundação Rotária e pelas diretrizes do distrito, que devem ser coordenadas pelo presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e discutidas e aprovadas pelos clubes.

Planejem o ano de 2013-14 para que possam usufruir de forma inteligente e rápida de todos os benefícios que o Visão de Futuro está trazendo para todos nós, rotarianos, que os repassaremos em benefícios para as comunidades nas quais atuamos.

US$ 10 MILHÕES
Temos uma sugestão para que alcancemos o cumprimento da meta de 10 milhões de dólares no ano rotário 2013-14. Basta que cada rotariano contribua com 100 dólares anuais e cada Rotary Club tenha duas empresas cidadãs por meio da Associação Brasileira da The Rortary Foundation, durante o ano rotário que se iniciará em julho de 2013.

Pensem nisso e executem. O orgulho de vocês será sinônimo de vitória no ano inesquecível de cada um.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.