Rotary reforça batalha contra o Aedes aegypti

fev 22, 2016

A luta contra o Aedes aegypti precisa ser constante. A campanha nacional de combate ao mosquito já alcançou cerca de 27 milhões de domicílios, que representam mais de 40% dos imóveis do país, mas muito ainda precisa ser feito. Segundo dados do boletim oficial do Ministério da Saúde, os casos de dengue tiveram um aumento de 48% em 2016, com o registro de mais de 73 mil casos da doença apenas nas três primeiras semanas do ano. Noticiamos em nossa matéria de capa da edição de fevereiro iniciativas de Rotary Clubs para atacar a proliferação do Aedes aegypti e estabelecer assim uma rede de clubes que atuem em suas comunidades para derrotar essa ameaça à saúde dos brasileiros. Separamos agora mais algumas iniciativas de regiões diferentes do país, que mostram como o Rotary está trabalhando intensamente contra o transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Rotarianos do Rio de Janeiro visitam o projeto contra a dengue desenvolvido na comunidade da Maré

No distrito 4570, por meio de um projeto em parceria com a Fundação Rotária e clubes da Alemanha, os Rotary Clubs do Rio de Janeiro, do Rio de Janeiro-Madureira e do Rio de Janeiro-Rio Comprido promovem desde julho de 2014 a orientação da população da Maré, que conta com mais de 130 mil pessoas. A iniciativa trabalha com 24 jovens moradores da comunidade que foram treinados por cientistas da UFRJ para visitar os domicílios, levando informação e procurando focos do mosquito. Eles contam também com a ajuda de orientadores da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré.

Rotary Club de Caraguatatuba e Rotary Kids desenvolvem trabalho educacional sobre como evitar o mosquito

No estado de São Paulo, diversos clubes atualmente elaboram ações que enfocam o tema. O Rotary Club de Araçatuba-Cidade Amiga (distrito 4470) participou de um mutirão municipal contra o Aedes aegypti, em uma parceria com a Secretaria de Saúde de Araçatuba. Já o Rotary Club de Caraguatatuba (distrito 4600), em projeto que envolveu o Rotary Kids, organizou uma pesquisa educacional entre crianças do município para orientação e aprendizado sobre o mosquito, com o objetivo de repassar a informação a familiares e à comunidade escolar.

Rotary Club de Planalto realiza limpeza de rodovia contra o proliferação do Aedes aegypti

No Paraná, uma parceria entre o Interact, o Rotaract e o Rotary Club de Planalto (distrito 4640) possibilitou a limpeza do entorno de uma das rodovias da região, retirando todo o lixo acumulado. O clube também atuou em parceria com a prefeitura em uma ação de distribuição de panfletos com orientações para o combate ao mosquito.

Frutal-Sul

Rotary Club de Frutal-Sul participa de mutirão contra o transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya

Em iniciativa que envolveu diversas entidades, em Minas Gerais, o Rotary Club de Ouro Fino (distrito 4560) participou do Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, coordenado pela secretária de saúde do município, a rotariana Vania Rodrigues. O evento contou com a criação de um jardim ecologicamente correto, que reutiliza os pneus e vasos descartados na ação. Já no município de Frutal, MG, os rotarianos participaram do Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, uma parceria com a Casa da Amizade e a Secretaria Municipal de Saúde, que visitou residências levando orientações e recolhendo lixo e material que poderia acumular água.

Jovens do Interact de Campo Grande-Universidade também atuam contra o Aedes aegypti

Em Campo Grande, MS, os jovens do Interact Club de Campo Grande-Universidade (distrito 4470) entregaram panfletos no Parque das Nações Indígenas, com o intuito de mobilizar e conscientizar a população sobre formas de prevenir a proliferação do mosquito.