Uma análise dos objetivos anunciados para este período rotário
“O caminho da grandeza é um processo de crescimento sequencial de dentro para fora”— Stephen Covey
Querida Família Rotária, nosso presidente 2013-14, Ron Burton, tem sido muito claro ao anunciar suas três metas do ano: aumento do quadro associativo, apoio à Fundação Rotária e aprimoramento da imagem pública por meio da Família Rotária.
Gostaria de analisar com vocês o primeiro objetivo presidencial. Como bem sabem, o Conselho Diretor do Rotary International aprovou a meta de alcançar 1,3 milhão de rotarianos até o dia 30 de junho de 2015, o que representa um crescimento de 3% em três anos a partir de 2012-13. Para isso, o Conselho dividiu o mundo rotário em 22 regiões e solicitou a cada uma delas que elaborem seus próprios planos tendo em conta os desafios que enfrentam e as oportunidades de que dispõem. Nossas Zonas Rotárias determinarão suas metas, e agora nossa responsabilidade é cumprir o objetivo de alcançar e superar esses 3% que o Conselho nos solicitou.
Quem sabe, uma forma de alcançá-la seja evocando as palavras do grande piloto de corrida Malcom Campbell, que em uma reportagem disse que a decisão mais destemida que teve que tomar em sua vida foi dizer à sua equipe: “Comecemos!”
E isso aplicado ao Rotary significa: comecemos a sacudir a apatia que geralmente só conduz a uma interminável postergação e, finalmente, a nada. Comecemos a captar novos associados para que, por meio deles, e com a participação comprometida dos rotarianos existentes, possamos apoiar e fortalecer nossos clubes. Comecemos a fazer entender aos presidentes dos clubes que hoje não se pode permanecer na inércia: ou se vai adiante ou se retrocede; ou cresce ou morre. É muito melhor assumir um compromisso do que dar as costas a um problema. É melhor acender uma vela do que se queixar da escuridão, é melhor fazer o bem, mesmo que seja de forma modesta, do que se queixar dos males que existem sobre a Terra.
Quando me perguntam por que sou rotariana, sempre respondo que eu o sou porque anos atrás um rotariano pensou que eu reunia as qualidades para ser rotariana. Ou seja, devo a meu padrinho de clube o privilégio de fazer parte dessa organização, e essa confiança que ele depositou em mim foi o começo de uma missão de serviços e companheirismo que hoje me une aos homens e mulheres de boa vontade ao redor do mundo para compartilhar ideias e propósitos para ajudar a cobrir as necessidades das pessoas que me rodeiam, e para alcançar o que todos, consciente ou inconscientemente, buscamos, que é a paz interior.
Por isso, estimulo-os a buscarem em suas comunidades homens e mulheres que sejam dignos de pertencer ao Rotary e os convidem a desfrutar do mesmo privilégio que nós temos. Apesar de tal tarefa se iniciar nos clubes, saibam que vocês contam com o apoio e o estímulo dos governadores distritais, seus governadores assistentes, os coordenadores do Rotary e seus assistentes para que, por meio deles, se faça um esforço conjunto para se obter associados comprometidos com o crescimento, que tragam novas ideias e ofereçam mais oportunidades de serviço, e desenvolvam-se novos líderes para construir um Rotary vibrante de acordo com os tempos que estão por vir.
Instituto Rotary de Foz do Iguaçu
Sob a liderança do seu coordenador, o ex-governador distrital Maurício Alves, e um grande número de colaboradores, observo com grande alegria os progressos na preparação do Instituto Rotary das Zonas Rotárias 22A e B e 23A, que terá lugar de 5 a 7 de setembro em Foz do Iguaçu. Até o momento, mais de 390 participantes já se inscreveram, assegurando um grande público, que desfrutará de um programa rotário excelente e motivador. O presidente Ron Burton e o curador da Fundação Rotária e ex-presidente Kalyan Banerjee já asseguraram suas participações.
Para mais informações, visite:
www.institutorotaryfoz.org.br
Instituto Rotary de Buenos Aires
Da mesma forma, os preparativos para celebrar o Instituto Rotary de Buenos Aires para as Zonas 23B e C, de 10 a 12 de outubro, avançam com grande entusiasmo. O coordenador, o ex-governador distrital Miguel Angel Martinez Pereyra, anunciou que mais de 450 pessoas já estão registradas e que a cerimônia inaugural será um dos pontos altos do programa. Esta se realizará no Teatro Tango Porteño, com capacidade para 1.200 pessoas, onde terá lugar a abertura do Instituto e um espetáculo de tango, show de grande valor artístico. Em Buenos Aires, receberemos ainda a visita do presidente eleito Gary C. Huang, do presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Dong Kurn Lee, do ex-presidente do Rotary International Frank Devlyn e do secretário-geral John Hewko, entre outros altos dignitários do Rotary.
Para mais informações, visite:
www.institutorotariobuenosaires2013.org
Lançamento do Plano Visão de Futuro
Com grande sucesso, em 1.º de julho foi posto em execução o Plano Visão de Futuro em todos os distritos do mundo rotário após um trabalho preparatório de quase oito anos. O pagamento do primeiro Subsídio Global se constituiu em um feito histórico e o novo modelo de subsídios dará oportunidade a rotarianos, clubes e distritos de realizarem grandes projetos e os processarem de forma rápida com o uso de alta tecnologia. Permito-me sugerir-lhes que preparem os projetos com antecipação para evitar o risco de esgotamento das disponibilidades do Fundo Mundial, como ocorreu em anos de grande demanda. E lembrem-se que estão disponíveis online as tramitações das solicitações de Subsídios Distritais, Globais e Pré-Definidos para 2013-14.
Visite o site dos Subsídios do Rotary em www.rotary.org/pt/grants
* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.