Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar
Sempre que falamos sobre a Fundação Rotária, afirmamos que ela é o braço financeiro do Rotary International para viabilizar os projetos humanitários e educacionais que desenvolvemos nas comunidades onde atuamos. A esse conceito, podemos agregar um outro, também importante: a Fundação Rotária é a “agente poupança” do Rotary. Mas por quê?

A resposta é simples: todas as contribuições que efetuamos para o Fundo Anual retornam após três anos para o nosso Fundo Distrital de Utilização Controlada dentro das regras pré-estabelecidas, ou seja: 50% retornam para definirmos sua distribuição em projetos elaborados pelos distritos e clubes; e os outros 50% vão para o Fundo Mundial para complementar subsídios e outros programas estabelecidos, garantindo suporte financeiro aos clubes solicitantes.

Melhor planejamento

Raciocinando dessa maneira, podemos realizar um planejamento quanto aos recursos que teremos após três anos de nossas contribuições, podendo elaborar projetos com antecedência – e um retorno financeiro não obtido por meio de nenhuma outra aplicação no mercado.

É importante pensar que podemos obter até três vezes o valor poupado dentro das regras atuais. Vamos imaginar essa possibilidade. Vamos refletir sobre a inteligência desse processo da nossa Fundação Rotária. É um exercício impressionante. Com essas regras, não teríamos a propensão de efetuar projetos com urgência por conta dos prazos, o que nos leva a raciocinar praticamente apenas com o saldo momentâneo do Fundo Distrital de Utilização Controlada e não com os recursos garantidos pelas gestões anteriores. 

Dessa forma, faremos um melhor planejamento dos recursos originados pelo próprio distrito e por seus clubes, e poderemos analisar e diagnosticar melhor o que a comunidade realmente necessita, trabalhando de forma mais consciente sobre o princípio da sustentabilidade e da continuidade das ações que o projeto definir, atendendo o que preceitua o Plano Visão de Futuro, que entra em vigor em 1º de julho de 2013 para todos os distritos. 

Contem com nossa ajuda

Nos dias 4 e 5 de abril, tivemos a felicidade de realizar em São Paulo o treinamento de nossa equipe zonal. Nós, coordenadores regionais, juntamente com nosso futuro coordenador regional para a Zona 22B, Celso Gonçalves Alves, do distrito 4410, bem como nossos coordenadores assistentes, estamos preparados para ajudar no suporte aos distritos em tudo que se refere à Fundação Rotária.

Solicitamos aos governadores 2012-13 e aos presidentes das Comissões Distritais da Fundação Rotária que nos enviem as datas previstas para seus Seminários Distritais da Fundação Rotária para que possamos, de comum acordo, ajustar a melhor agenda para podermos participar e dar nossa contribuição aos companheiros de seus clubes sobre todas as questões em curso, bem como sobre essa importante etapa de transição para o Plano Visão de Futuro. Nessa fase, teremos a importante ajuda do nosso ex-coordenador regional Altimar Fernandes, do distrito 4420, que, juntamente com outros 14 rotarianos de todo o mundo, foi escolhido pelo coordenador mundial do Rotary, Mark Daniel Maloney, para fazer parte de uma seleta equipe de conhecedores experientes desse novo modelo da Fundação para ajudar no treinamento dos governadores e presidentes das nossas comissões distritais e no lançamento global desses novos processos.

Teremos uma equipe muito unida e uniforme, com treinamento especializado para ajudá-los nesse importante processo de mudança. Contem conosco.

Lembrete importante

Companheiro rotariano: não se esqueça da campanha Todos os Rotarianos, Todos os Anos. São apenas 100 dólares por ano. Precisamos da conscientização e da contribuição de todos para realizarmos nossos projetos em favor da humanidade – e todos terão reconhecimento por sua ajuda. Você já fez a sua parte? Acredite nessa ideia e dê o exemplo. A Fundação Rotária é sua. Você é o dono. Participe.

* Os autores são Henrique Vasconcelos e José Carlos Carvalho, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona 22B, e para as Zonas 22A e 23A, respectivamente.

Share This