Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Este mês trazemos duas novidades bem distintas, mas que têm em comum o fato de serem resultado da modernidade. De um lado, a ciência mostrando seus resultados práticos em uma história que muito nos interessa: o combate final à poliomielite. O outro assunto diz respeito a um instrumento online que tem como finalidade unir forças e promovera integração em torno de iniciativas rotárias: o ProjectLINK. Se você está procurando um parceiro para o seu projeto, é vital que você se informe sobre ele e faça a sua inscrição o mais rápido possível.

VACINA ORAL BIVALENTE CONTRA A PÓLIO É UM SUCESSO
A vacina oral bivalente contra a pólio (bOPV) está provando ser uma arma poderosa na batalha para erradicar a doença.

Criada para cessar a transmissão dos vírus tipos 1 e 3 simultaneamente, a bOPV foi introduzida nos países endêmicos – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão – entre 2009 e 2010. Como resultado, o número de casos na Índia caiu de 498 em outubro de 2009 para somente 39 no mesmo período de 2010. O mesmo aconteceu na Nigéria, onde o número de casos caiu de 382 para apenas oito.

“Com o uso da bOPV, registramos a maior queda já vista no número de casos da doença de um ano para outro”, explica o médico e epidemiologista Bruce Aylward, diretor da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio na Organização Mundial da Saúde.

Na reunião da Comissão Internacional Polio Plus de outubro, Aylward declarou que o Rotary International contribuiu muito para essa realização. “Os Subsídios Polio Plus outorgados pela Fundação Rotária foram decisivos para que tivéssemos os ganhos desses últimos 12 meses”, observa ele. “O mais incrível foi observar o que os fundos do Rotary proporcionaram à Nigéria. Mais de 23 milhões de dólares foram destinados a gastos operacionais. A queda de 98% nos casos de pólio não teria sido atingida se não tivéssemos os fundos para vacinar as crianças.”

Em 26 de outubro, 15 países africanos lançaram uma campanha simultânea de imunização, a terceira no continente durante o ano passado. Cerca de 290 mil agentes de saúde imunizaram 72 milhões de crianças. Destas, aproximadamente 55,7 milhões receberam a bOPV.

Por permitir a simplificação dos aspectos logísticos das campanhas de vacinação, a bOPV se tornou o principal recurso para erradicar a doença. “Esta vacina pode nos levar ao fim da luta contra a pólio”, acrescenta Sutter.

PROJECTLINK: VOCÊ SABE O QUE É?
O ProjectLINK é um banco de dados online do Rotary International que lista projetos rotários que precisam de assistência e projetos já concluídos que podem servir como exemplo de melhores práticas. Basta acessar www.rotary.org/projectlink

Lá você encontrará um formulário para divulgar projetos de seu clube ou distrito que precisam de subsídios, doações não monetárias, voluntários e/ou parceiros para Subsídio Equivalente da Fundação Rotária.

A inclusão de um projeto no ProjectLINK não garante recebimento de financiamento de Programa de Subsídios Humanitários da Fundação Rotária. Para tal, é necessário preencher o formulário apropriado e enviá-lo à entidade.

Todo projeto inscrito constará do banco de dados pelo período de dois anos, a menos que o clube ou distrito responsável decida retirá-lo ou o Rotary International seja informado de que a atividade foi concluída.

Eis as diretrizes para inscrição de um projeto em busca de assistência:

1. Responsável — Clube ou distrito situado no país do projeto que o registra no banco de dados. Rotary Clubs e distritos que não estejam localizados no país onde desejam conduzir um projeto deverão estabelecer plano de cooperação com um clube ou distrito local, o qual poderá, então, inscrever o projeto no ProjectLINK.

2. O clube ou distrito responsável deve notificar imediatamente a sede mundial do RI quando o projeto for concluído ou houver alguma alteração nas informações de contato.

3. O contato do projeto deve atender prontamente a todas as solicitações de informação.

4. Cada clube ou distrito pode cadastrar até cinco projetos por vez no ProjectLINK.

5. O Rotary Club ou distrito responsável pelo projeto deve cumprir os requisitos dos Subsídios Humanitários da Fundação Rotária para entrega de relatórios.

Outro site para buscar parcerias: www.matchinggrants.org

ESTABELEÇA AS METAS DE ARRECADAÇÃO DE SEU CLUBE PARA 2011-12
Para terminar, este lembrete: o formulário Metas do Clube, quanto a Captação de Recursos em 2011-12, está disponível para ajudá-lo no planejamento das contribuições anuais de seu clube. O endereço é www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/erey_club_goal_report_form_pt.pdf

O estabelecimento dessas metas é essencial à iniciativa Todos os Rotarianos, Todos os Anos, que visa fortalecer o Fundo Anual para Programas, a principal fonte financeira para os programas educacionais e humanitários da Fundação Rotária.

Além do formulário online, versões impressas estarão inclusas no kit Sucesso Todos os Rotarianos, Todos os Anos, que será distribuído no Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos de Clube (Pets) de seu distrito. Os governadores eleitos devem ajudar a garantir que os presidentes eleitos recebam uma cópia do formulário com antecedência, para que compareçam ao Pets com suas metas já estipuladas.

Depois de receberem os formulários preenchidos, os governadores eleitos podem enviar as metas à Fundação Rotária ou encaminhá-las pelo site do Rotary International – www.rotary.org. As metas e porcentagens alcançadas serão divulgadas no District Montlhy Contribution Report [Relatório de Contribuição Mensal do Distrito]. Para mais informações, envie um e-mail para apf@rotary.org

* Os autores são Altimar Augusto Fernandes e Henrique Vasconcelos, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Share This