Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

A alfabetização como um direito humano

set 2, 2025

A educação é a ferramenta mais poderosa que temos para mudar o mundo e, neste mês em que celebramos nossa área de enfoque Educação Básica e Alfabetização, quero lembrar a todos por que nosso trabalho é importante.

A educação quebra o ciclo da pobreza, abre portas para oportunidades e empodera as pessoas para transformarem suas comunidades. Mas a educação não existe em um vácuo. Também devemos abordar a paz, a saúde, o acesso à água limpa, oportunidades econômicas, saúde materno-infantil e meio ambiente.

É por isso que o Rotary tem essas áreas de enfoque. Uma mudança duradoura requer uma abordagem abrangente. Quando atuamos nessas áreas por meio da Fundação Rotária, promovemos o desenvolvimento sustentável e digno das comunidades.

Este mês, pedi a Lynne Paradis, do Rotary Club de Red Deer, no Canadá, que compartilhasse conosco sua paixão pela alfabetização:

“Acredito que a alfabetização é um direito humano. Quando uni forças com o Rotary Club de San Ignacio, em Belize, há mais de uma década, queríamos melhorar a maneira como a leitura é ensinada, mas não tínhamos ideia de até onde essa jornada nos levaria.

O programa Literacy Alive (Alfabetização Viva, em tradução livre) recebeu o apoio de oito Subsídios Globais da Fundação Rotária desde 2011. Usando uma abordagem direta baseada em fonética e ciência, atualizamos a forma como os professores ensinam e nos concentramos em como os estudantes realmente aprendem. Coletamos dados sobre a melhoria das habilidades de leitura ao longo de seis meses.

Depois de demonstrar que os professores haviam integrado novas práticas ao ensino diário, o projeto virou uma bola de neve. O Ministério da Educação de Belize tomou conhecimento da iniciativa e, hoje, mais de 1.300 professores já foram treinados e mais de 20 mil alunos se beneficiaram. Alcançamos taxas de sucesso superiores a 90%, com muitos alunos obtendo melhorias equivalentes a mais de um ano de estudo em apenas cinco meses.

O programa agora é obrigatório nas escolas de ensino fundamental de Belize. O que mais me comove é ouvir os professores dizerem o quanto estão confiantes de que podem transformar a vida dos alunos. Nosso maior sucesso é nos tornarmos desnecessários. Quando os educadores locais assumem a liderança, sabemos que mudanças duradouras estão em andamento.”

A história de Lynne exemplifica o poder dos subsídios da Fundação Rotária. Por meio de parcerias que abrangem seis Rotary Clubs e três países, o Literacy Alive nos lembra o quanto o Rotary é eficaz quando se trata de criar mudanças sistêmicas.

Quando combinamos a paixão dos nossos associados com o apoio da Fundação, melhoramos a vida de pessoas individualmente e comunidades inteiras. Ao apoiar a Fundação Rotária, você pode trabalhar com base em sua paixão neste e em todos os outros meses.

* O autor é Holger Knaack, chair 2025-26 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

Share This