Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Neste e em todos os outros meses

ago 4, 2025

Francesco Arezzo, 2018-20 RI director. Palermo, Italy, 24 July 2019.

Agosto é o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes, mas nosso compromisso com o crescimento e a formação de conexões vale para o ano inteiro. Quando nos concentramos no crescimento do Rotary, aumentamos nossa capacidade de servir, liderar e promover mudanças duradouras.

O aumento do quadro associativo não se trata apenas de números. Trata-se de abrir portas e convidar mais pessoas que estão prontas para doar seu amor, tempo e talentos a uma causa maior do que elas mesmas. Quando acolhemos novos associados, ganhamos ideias e renovamos a nossa energia. Também expandimos nosso impacto, fortalecemos os clubes e garantimos que o Rotary continue evoluindo.

Temos agora a grande flexibilidade de formar clubes fora do modelo tradicional. Fico muito inspirado com o progresso desses clubes inovadores, que oferecem mais maneiras de se conectar e servir aos associados novos e em potencial.

Na Coreia do Sul, o crescimento dos clubes satélites abriu oportunidades para que quase 1.000 novos associados encontrassem seu lugar no Rotary. Na Romênia, a estreita colaboração entre rotarianos, rotaractianos e interactianos formou um manancial de futuros líderes. Na Índia, alguns rotarianos se reúnem em torno de um interesse em comum – seja desenvolvimento profissional, seja paixão por serviços – e as conexões que eles formam aprofundam seu compromisso e sua alegria em fazer parte do Rotary. E temos visto clubes baseados em causas prosperarem em regiões tão diversas entre si, como Sudeste Asiático, África e Europa.

Nos clubes que estão crescendo, o quadro associativo é prioridade e há disposição para testar coisas novas. O Rotary não está limitado a uma estrutura ou tradição. Somos uma rede global de pessoas em ação que abre espaço para muitos tipos de clubes, muitas maneiras de servir e muitos caminhos que levam à nossa organização.

Esse espírito de inovação está orientando nossos esforços para chegar a lugares onde nunca houve um Rotary Club – ou onde um clube já existiu e acabou fechando. Os rotarianos estão sempre encontrando maneiras de fazer o Rotary crescer, identificando áreas promissoras para formar clubes que reflitam a comunidade local e atendam às suas necessidades.

Todo associado tem um papel importante nessa jornada. Seja apresentando um amigo ao seu clube, apoiando um novo formato de reunião, reatando o vínculo com ex-participantes dos nossos programas, seja simplesmente compartilhando sua jornada no Rotary, você ajudará nossa organização a se tornar mais forte e vibrante.

Ninguém é dono de um Rotary Club. Ele é como um presente que passamos para a próxima geração. Quando cuidamos com carinho desse presente, quando convidamos outras pessoas a desfrutar dele, garantimos que o Rotary continue sendo essa grande força do bem.

Vamos priorizar o aumento do nosso quadro associativo – não só em agosto, mas em todos os meses do ano. Juntos, por meio de amizade, criatividade e propósito compartilhado, estaremos Unidos para Fazer o Bem e faremos o Rotary crescer.

* O autor é Francesco Arezzo, presidente 2025-26 do Rotary International.

** Foto: Rotary File Photo.

Share This