Um legado para as gerações futuras

set 2, 2024

“O melhor uso da vida consiste em gastá-la por alguma coisa que dure mais que a própria vida”, escreveu o filósofo norte-americano William James em 1900.

Alguns deixam um legado por meio da família e das amizades, outros por meio da fé ou de princípios, e outros ainda por meio de suas profissões. A Fundação Rotária oferece outra opção poderosa.

Como alguém que acredita no poder de um legado deixado por meio do Fundo de Dotação da Fundação Rotária, senti-me honrado quando eu e Gay recentemente pudemos ajudar outras pessoas no Rotary a fazer o mesmo.

Nosso distrito (6860, no Estado do Alabama, nos Estados Unidos) nunca havia organizado um jantar de arrecadação focado no Fundo de Dotação, mas sabíamos que já era hora. Chamamos o evento de Jantar de Legado, enfatizando o impacto de longo prazo que as doações teriam.

No início, o progresso foi lento e muitos duvidavam que conseguiríamos arrecadar US$ 1 milhão, nossa meta inicial. No entanto, continuamos otimistas e marcamos o evento para o dia 23 de fevereiro de 2024, aniversário do Rotary.

Durante a campanha, os integrantes da comissão viajaram por todo o norte do Alabama, reunindo-se com pequenos grupos para falar sobre como contribuir com o Fundo de Dotação. Então, começamos a receber doações de grande porte. Um rotariano se comprometeu a doar US$ 25 mil, entregando um cheque inicial de US$ 10 mil. Logo outros associados seguiram o exemplo, e conseguimos mais de US$ 200 mil em contribuições e compromissos de doação.

Ainda tínhamos um longo caminho a percorrer, mas se há uma coisa que sei sobre o Rotary é o seguinte: se dermos a oportunidade de os associados entrarem em ação, eles não desapontarão. A generosidade do distrito foi complementada com duas surpresas: um compromisso de doação de US$ 500 mil e, em seguida, outro de US$ 560 mil!

No final da campanha, superamos todas as expectativas, arrecadando US$ 2.729.863,14 para o fundo – quase o triplo da nossa meta! O impacto dessas contribuições criará um legado que durará para sempre.

Nenhum clube ou distrito, por si só, alcançará nossa meta de fazer com que o Fundo de Dotação chegue a US$ 2,025 bilhões até 2025. Embora nem todos possam doar US$ 25 mil agora ou como parte de um plano de espólio, sei que muitos de nós podem.

Ajude-nos a alcançar a meta para o Fundo de Dotação e, ao fazer isso, deixe um legado e promova o trabalho de futuras gerações de associados do Rotary visitando rotary.org/legacy. Em nome dos curadores da Fundação, muito obrigado por seu legado.

* O autor é Mark Daniel Maloney, chair 2024-25 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.