O significado de família

set 2, 2024

Mens pres set24_01

A Magia do Rotary é o sentimento de pertencer, que pode surgir quando você menos espera.

Casa da avó de Urchick na Eslováquia

No início deste ano, estive na Eslováquia como representante do [então] presidente [do Rotary International] durante uma viagem de seis semanas pela Europa. Quando escrevi para Katarina Cechova, então governadora do distrito 2240, mencionei que minha avó Veronica Zilka cresceu em uma pequena aldeia na região antes de se estabelecer nos Estados Unidos.

Não demorou muito para Cechova encontrar a aldeia da minha avó, Jakubova Vol’a. Ela até organizou uma visita para mim, ocasião em que recebi um inesquecível acolhimento eslovaco.

Quando entrei no centro comunitário de Jakubova Vol’a, fui recebida por uma pequena multidão de pessoas vestidas com roupas tradicionais eslovacas. Eles cantavam com lindas e poderosas vozes da Europa Central que me lembravam de minha avó.

Muitas famílias jogam cartas ou participam de jogos quando se reúnem. Quando eu era criança, meu pai tocava seu acordeão enquanto minha família cantava, incluindo minha avó com sua voz impressionante.

Ao entrar no centro comunitário e ouvir música tradicional da minha infância, vi uma mulher tocando acordeão do jeito que meu pai tocava e, de repente, senti-me como uma garotinha sentada na casa da minha avó em Monessen, na Pensilvânia. Chorei de emoção ao lembrar daquela época feliz.

Mas a magia não parou aí. A governadora Cechova realmente se superou. Um genealogista local trabalhou com um cinegrafista para fazer um curta-metragem sobre minha avó. Assistimos ao vídeo no centro comunitário.

Quando o vídeo terminou, virei e vi um homem parado no fundo da sala. Logo fiquei sabendo que aquele estranho era Frantisek Zilka, meu primo de segundo grau: a avó dele e a minha eram irmãs. Senti como se tivesse sido atingida por um raio.

Visitei a casa do meu primo recém-descoberto, que, por acaso, é a casa onde minha avó nasceu. Lá, ele me mostrou fotos antigas que eu nunca tinha visto do meu pai, meu tio e minha avó.

Desde então, não consigo parar de pensar na minha Família do Rotary. Quando me refiro a vocês como minha família, não estou apenas sendo gentil. Realmente penso em todos no Rotary como a minha família. Mas jamais imaginei que minha Família do Rotary me apresentaria a membros da minha família pessoal que eu nem sabia existir.

Estar naquele centro comunitário ouvindo música tradicional eslovaca da minha infância me encheu de alegria e de um profundo senso de pertencimento. Sou muito grata à governadora Cechova e a todos que ajudaram a criar essa experiência mágica.

Como associados do Rotary, temos a oportunidade única de compartilhar a mesma magia uns com os outros e com o mundo. Encorajo vocês a considerarem como podem ajudar a espalhar essa magia e garantir que outros associados dos seus clubes – e outros membros da nossa Família do Rotary – sintam que realmente pertencem ao Rotary.

* A autora é Stephanie A. Urchick, presidente 2024-25 do Rotary International.

** Foto da presidente Stephanie Urchick: Lucy Hewett.