NOTÍCIAS
Nove dicas para intercambistas: a terceira parte do relato de Leonardo Cardoso
Selecionado pelo projeto Jovem Destaque do distrito 4730, o estudante Leonardo Cardoso da Cruz, morador de um vilarejo em Bocaiúva do Sul, no Paraná, participou de um intercâmbio de longa duração na Bélgica durante o período 2012-13. Ele foi um dos entrevistados pela Brasil Rotário para a matéria de capa da edição de agosto de 2013, sobre o Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International. Nesta terceira parte do seu relato, que estamos publicando na íntegra no site (clique aqui para ler a primeira parte e aqui para ler a segunda parte), Leonardo lista nove dicas para quem está se preparando para um intercâmbio.
Confira abaixo a terceira parte do relato de Leonardo Cardoso.
Pra quem vai para o seu intercâmbio, eu digo:
- Não tenha medo do novo. Divirta-se, brinque, faça tudo o que quiser, mas sempre se lembre da sua responsabilidade com seu clube do Rotary e com sua família.
- Não tenha medo de errar. Somente assim você vai aprender a fazer o certo.
- Não fique no seu mundinho. O intercâmbio vai proporcionar a você muita coisa boa, então tente fazer o máximo possível de coisas. Mas lembre-se: cuidado, você não estará mais em seu país.
- 4. Divirta-se o máximo possível que você puder.
- Evite ficar muito em casa. Um tempo com sua família é muito bom, mas sua experiência só será maior com seus amigos, de escola ou até mesmo do Rotary. Além do mais, ficar trancado em casa é muito chato.
- Saiba planejar seu dinheiro. Começo de intercâmbio é uma maravilha, dinheiro que sobra, uma beleza. Mas nos últimos meses é a pior coisa, você não tem dinheiro pra nada. Meu conselho é: guarde o máximo possível que puder, porque no final vão aparecer inúmeras viagens que você pode fazer, mas você não terá dinheiro.
- Leve seu notebook. A pior coisa é quando você quer usar o PC da família, mas todo mundo pensa em usar na mesma hora que você. Ou pior, quando somente o notebook da irmã tem skype e ela não gosta de te emprestar. Mas também saiba usá-lo, não vá ficar trancado no seu quarto o dia todo.
- Chore. A vida de intercambista nem sempre é fácil, haverá dias que você vai ligar pra sua família dizendo que quer voltar, ou na primeira semana, que é a mais difícil. Mas lembre-se: você vai estar lá para crescer e isso faz parte do crescimento. Nem sempre a vida será fácil, então tenha em sua mente que isso é necessário pra você e só trará benefícios.
- Meu último conselho é: não crie expectativas. Talvez antes de partir você pense em muitas coisas, isso é normal, eu também fazia isso, mas o importante é não criar uma expectativa, porque talvez tudo o que você pensou pode não chegar a acontecer. Deixe as coisas acontecerem naturalmente, ou melhor, às vezes dê seu jeitinho pra que elas aconteçam.
Tags: Rotary, Rotary International, Intercâmbio de Jovens do Rotary, intercâmbio, estudante, Leonardo Cardoso, Bélgica, programa de intercâmbio