Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Rotary presta assistência humanitária às áreas atingidas pelo tufão Haiyan

dez 9, 2013

tuf

Maita Manglapus, do Rotary Club de Mactan, nas Filipinas, ajuda os militares na distribuição de alimentos e água aos sobreviventes do tufão.

Por mais de três horas o tufão Haiyan sacudiu o teto, paredes e janelas da casa de Edgar Chiongbian. Os ventos fortes, mais os destroços carregados por eles, ameaçavam derrubar a casa de uma hora para outra.

Quando a intempérie passou, Edgar e sua família saíram do refúgio para calcular os estragos. “A nossa foi uma das famílias que tiveram sorte”, disse Edgar, que é governador do distrito filipino 3860. “Os danos foram mínimos.”

Infelizmente, nem todos tiveram a mesma sorte nas várias comunidades assoladas pelo tufão, um dos mais violentos da história. O resultado foram cidades costeiras inteiramente destruídas, mais de 5.200 pessoas mortas e 4,4 milhões desabrigadas. Financeiramente, o prejuízo é imenso.

Contudo, logo depois da tempestade, os Rotary Clubs do mundo todo começaram a enviar ajuda humanitária ao país. Rotarianos do território do distrito de Edgar, que foi duramente castigado, coordenaram atividades com outros distritos e clubes filipinos para a entrega de artigos de primeira necessidade, como alimentos, água, remédios e roupas.

O distrito abriu um fundo de assistência em casos de catástrofe para destinar o dinheiro onde ele é mais necessário. Edgar diz que o enfoque é primeiro oferecer ajuda emergencial, e só depois trabalhar na reconstrução. “Vai levar no mínimo um ano auxiliando as vítimas para que voltem a ter vidas normais. A fase de reconstrução só poderá acontecer depois disto, e pode levar mais tempo ainda.”

Edgar disse que o tufão destruiu casas e locais de reuniões de rotarianos. “Apesar das grandes perdas nós, aqui das Filipinas, estamos trabalhando bastante e sentimos uma gratidão muito grande por receber este suporte de rotarianos do mundo inteiro.”

O que está sendo feito pelas Filipinas:

– O Rotary Club de Woodstock-Oxford, Canadá, levantou mais de 20 mil dólares, quantia que será equiparada pelo governo canadense.

– O Rotary Club de Northwest Austin, EUA; o Rotary Club de San Pedro South, Filipinas; e a organização WakaWaka Light estão enviando milhares de lâmpadas movidas à energia solar para as áreas afetadas.

WorldWaterWorks, uma iniciativa do Rotary Club de Chelwood Bridge, Inglaterra, entregou mais de 500 caixas com água potável nas áreas atingidas.

– Cinco distritos dinamarqueses arrecadaram mais de 60 mil dólares. Os respectivos clubes planejam arrecadar mais dinheiro para os projetos de longo prazo.

– O Grupo de Companheirismo de Iatismo doou 30 mil dólares aos distritos afetados, e várias embarcações dos membros deste Grupo estão ajudando na distribuição de kits de emergência.

– Com a distribuição de 600 barracas e utensílios, a ShelterBox está ajudando mais de 4.000 famílias.

* Rotary News (Ryan Hyland)

Tags: Rotary, Rotary International, ajuda humanitária, tufão Haiyan, Filipinas

ARTIGOS

Share This