Nada como o presente

jun 6, 2022

“O tempo pode ser um aliado ou um inimigo”, escreveu certa vez o autor Zig Ziglar. “Isso depende inteiramente de você, dos seus objetivos e da sua determinação de usar cada minuto disponível.”

Todo mês de junho, ao encerrarmos mais um ano no Rotary, eu me pergunto se usamos bem os últimos 365 dias. Para responder a essa pergunta, vamos dar uma olhada no que realizamos.

Os casos de pólio no Afeganistão e no Paquistão, os dois últimos países onde o vírus selvagem é endêmico, estão nos níveis mais baixos da história. É claro que os desafios para a erradicação global permanecem e nosso trabalho ainda não está concluído, mas estamos fazendo progressos encorajadores, o que não seria possível sem o seu apoio.

O Rotary precisa arrecadar US$ 50 milhões por ano para a erradicação da pólio, e fazer isso durante uma pandemia não é tarefa fácil. Mas os Rotary Clubs se adaptam rapidamente. Quando os eventos presenciais deixaram de ser possíveis, muitos clubes foram bem-sucedidos na captação de recursos de forma online.

Atingimos outro marco memorável durante o Dia de Doar, em novembro, quando a Fundação Rotária recebeu um impulso ao arrecadar US$ 1,2 milhão. Alcançamos mais doadores atuais e potenciais do que nunca – quase 500 mil associados em 40 países. Alguns de nossos clubes que mais se engajaram estão localizados nas Bahamas, Índia, Cingapura, Taiwan e Estados Unidos. Agradecemos a todos que fizeram do Dia de Doar um sucesso.

Devido a restrições de viagem este ano, representantes do Rotary não puderam visitar possíveis universidades anfitriãs como parte de nosso esforço contínuo para estabelecer nosso próximo Centro Rotary pela Paz no Oriente Médio ou Norte da África. Mas nada impede nossa busca pela paz. A Conferência Presidencial do Rotary em Houston, de 3 a 4 de junho, está de pé e o foco será a paz. Estou ansioso para participar.

Este ano, o Rotary reafirmou seu compromisso com a paz por meio de mais de 1.000 Subsídios Globais, Distritais e para Assistência em Casos de Desastres para atender às necessidades de milhares de pessoas em todo o mundo. Acreditamos que enquanto houver pessoas famintas, famílias sem água potável e crianças sem acesso à educação, não haverá paz no mundo.

Fizemos bom uso do nosso tempo este ano, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Sempre precisamos de mais rotarianos e rotaractianos que tragam seu serviço, ideias e doações para que os projetos da Fundação Rotária causem mudanças duradouras para aqueles que mais precisam, e os recebemos de braços abertos.

À medida que nos aproximamos de 1º de julho, prestemos atenção às palavras de Ziglar, lembrando que a forma como utilizaremos os próximos 365 dias depende muito de nós e da nossa determinação em alcançar nossos objetivos. Então façamos o melhor que pudermos com o tempo que nos foi dado hoje. E comecemos de novo, todos os dias.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.