Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Rotariano mobiliza parcerias e ajuda famílias no Iraque e no Afeganistão

jul 17, 2014

iraf

Desde 2003 que Rick Burns, um oficial aposentado do Exército dos EUA, tem ajudado pessoas do Afeganistão e do Iraque afetadas pela guerra. Ele viu muitas coisas bonitas, mas também viu o que acontece quando as coisas não dão certo.

Rick lembra-se de uma iniciativa para ajudar na exportação de fruta cultivada no fértil vale Arghandab, no Afeganistão. Foram construídos armazéns, mas como ninguém considerou a distribuição irregular de energia elétrica do país o negócio acabou ficando muito caro.

Ele também viu centros de formação profissional fracassarem devido à escassez de emprego e poços d’água deixando de ser usados por falta de manutenção. Observando tudo isso, Rick decidiu criar a organização sem fins lucrativos Karadah Project International, para ajudar comunidades afegãs e iraquianas a criarem parcerias internacionais para resolver problemas como fome, pobreza e doenças.

PARCERIAS INTELIGENTES

Em março do ano passado, Rick organizou uma conferência em sua cidade e convidou representantes de 30 organizações sem fins lucrativos que trabalham no Afeganistão e no Iraque para compartilhar seus conhecimentos e recursos.

Rick pediu a ajuda de seu clube, que doou 1.000 dólares para a Karadah Project International. Todo o dinheiro foi encaminhado para a Shindand Women Social Foundation (SWSF), organização parceira da Karadah no Afeganistão, para possibilitar a compra de duas cabras para cada uma das 15 mulheres, a um total de 10 mil dólares. As cabras não só fornecem alimentos para as famílias, mas também uma fonte de renda. A SWSF também comprou mais 10 cabras para reprodução, para garantir a sustentabilidade do projeto.

Como no exemplo do modelo da Heifer International, cada família deve doar o primeiro filhote de sua cabra à outra família carente. Na verdade, Rick primeiro se aproximou da Heifer International para obter ajuda para este projeto, mas como a organização não trabalhava no Iraque e no Afeganistão ele contatou a Shindand Women Social Foundation, que poderia adaptar o modelo da Heifer International para atender suas necessidades. A SWSF trabalha com líderes da aldeia para determinar quais famílias recebem as cabras, comprar equipamentos de processamento de leite e proporcionar treinamento para as mulheres.

ENFOQUE EM RESULTADOS

Rick viu o sucesso de projetos sendo medidos unicamente pelo dinheiro gasto ou o número de projetos concluídos. “Essas são métricas ineficazes. Eu tento fazer as coisas da maneira certa, mesmo que às vezes demore um pouco mais para obter o resultado esperado.”

Rick começou a formar contatos ainda quando estava no Iraque. Em 2008, ele estabeleceu uma parceria entre o conselho do distrito de Karadah (Bagdá) e o Council Bluffs (EUA), através do programa Sister Cities International.

Mais tarde, ele formou uma parceria entre a faculdade de odontologia da Universidade de Bagdá e a Universidade Creighton, nos EUA. Agora, ele espera tirar proveito de uma equipe de formação profissional através do Rotary para promover este relacionamento.

“Tudo o que nós fazemos no Afeganistão e no Iraque é arriscado”, diz ele. “Mas se nos focarmos nos resultados que buscamos e não simplesmente no dinheiro gasto, faremos a diferença na vida das pessoas.”

* Rotary News (Maureen Vaught)

** Foto: Safi Haidari

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, rotariano, ajuda, Afeganistão, Iraque

ARTIGOS

Share This