NOTÍCIAS
Saiba mais sobre o trabalho para erradicar a pólio na Nigéria
A Nigéria está cada vez mais perto da erradicação da pólio, realizando uma iniciativa bem-sucedida para vacinar crianças em sete estados no norte do país com maior risco da doença.
“Os rotarianos têm ido a áreas remotas do país de carro, canoa, moto, e até mesmo a pé, para garantir que todas as crianças sejam vacinadas”, disse o presidente do comitê Polio Plus na Nigéria, Tunji Funsho.
No estado de Katsina, os membros do comitê se reuniram com líderes de duas comunidades que eram contra a imunização, principalmente por motivos religiosos e em protesto à falta de assistência médica básica. Eles convenceram os líderes a endossarem a vacinação ao obterem a garantia do governo de que clínicas móveis seriam disponibilizadas para fornecer exames gratuitos, medicamentos, imunização contra outras doenças e serviços adicionais.
Junto com o Paquistão e o Afeganistão, a Nigéria ainda não conseguiu interromper a transmissão do vírus selvagem da pólio. No entanto, foram registrados apenas três casos da doença este ano, em comparação a 24 no mesmo período em 2013.
O Comitê Polio Plus da Nigéria começou a fornecer fundos para postos de saúde em maio, e em resposta à grande demanda da comunidade por água potável, alguns Rotary Clubs estão patrocinando projetos para a instalação de poços d’água.
Nos estados de alto risco, como Katsina, Funsho diz que “a mera participação de líderes comunitários, permitindo que os seus próprios filhos sejam vacinados ou demonstrando a aceitação da vacina, é suficiente para incentivar os membros da comunidade a permitirem que as equipes de vacinação entrem em suas casas”.
O Polio Plus da Nigéria tem promovido a conscientização pública sobre a necessidade da erradicação da pólio por meio de outdoors e cartazes, e distribuição de camisetas, bonés e aventais para os trabalhadores de saúde. O Comitê também está usando celebridades nacionais, como o músico e ator Sani Musa Danja, para incentivar a aceitação da vacina em comunidades que ainda se opõem à vacinação.
Em abril, o Rotary e o Ministério Federal da Saúde se juntaram para patrocinar a cimeira contra a pólio da Nigéria, que contou com a participação de governadores de estados de alto risco, líderes religiosos e tradicionais, órgãos de saúde nacionais e globais, rotarianos e pessoas dedicadas a ajudar o país a acabar com a poliomielite.
Funsho e outros líderes estão otimistas de que a Nigéria conseguirá interromper a transmissão da pólio até o final de 2014, um dos objetivos do Plano Estratégico de Erradicação da Pólio e Reta Final.
Para ajudar a Nigéria, o Rotary doou 7 milhões de dólares à Iniciativa Global de Erradicação da Pólio para financiar atividades de imunização e de pesquisa no país. O líder empresarial e filantropo nigeriano Sir Emeka Offor contribuiu com 2,25 milhões de dólares ao Polio Plus.
* Rotary News (Dan Nixon)
** Foto: Diego Ibarra Sánchez
Tags: Rotary, Rotary International, 2014, erradicação da pólio, pólio, Nigéria, Polio Plus