NOTÍCIAS
Rotary ajuda jovens escritores a publicarem suas obras
Jordan Allwood, um jamaicano de 11 anos de idade, lê para seus amigos uma história sobre um filhote de cachorro que encontra uma nova família.
Esta é uma das centenas de histórias que crianças de 7 a 11 anos de idade escreveram para um concurso organizado pelo Rotary E-Club de Caribbean e apoiado por Rotary Clubs de dez nações do Caribe.
As melhores histórias, incluindo a de Jordan, foram publicadas no “The Butterfly StoryBook”, um livro infantil digital que está sendo vendido por meio da Amazon. As verbas provenientes da venda do livro serão usadas para apoiar bibliotecas locais.
Em julho, dois projetos – o Butterfly StoryBook e a biblioteca ambulante criada pelo Rotary Club de Ellensburg Morning (EUA) – foram selecionados pelo Rotary e a Associação Internacional de Leitura (IRA) para receber prêmios de 2.500 dólares da Pearson Foundation. Os prêmios são oferecidos a projetos implementados por Rotary Clubs em colaboração com conselhos locais da IRA para fortalecer a alfabetização em comunidades locais e internacionais.
Duzentas crianças participaram do concurso em 2013, ano em que foi criado; este ano, 300 jovens escritores enviaram suas histórias. Cada clube seleciona três vencedores locais que recebem certificados e depois jurados do e-club escolhem dez histórias para serem publicadas no “The Butterfly StoryBook”, cujos autores recebem 50 dólares em livros.
Este ano, o e-club forneceu cópias do livro digital à Associação de Leitura da Jamaica, a qual assinou um acordo com o clube para divulgar o concurso em todo o Caribe. Rotary Clubs têm comprado o livro para campanhas de leitura e doado cópias da obra para escolas no Canadá, Etiópia, Haiti, Índia e Reino Unido.
Para promover a cultura da região, cada história enviada ao concurso precisa ter um tema relacionado ao Caribe. Estudantes universitários do Haiti traduziram gratuitamente o livro para francês e crioulo haitiano.
O Rotary Club de Ellensburg Morning e o conselho da IRA na Central Washington University colaboraram no projeto da biblioteca ambulante, que também ganhou o prêmio da Pearson Foundation.
Voluntários do Rotary Club, conselho da IRA, Rotaract Club local e da Ellensburg Education Foundation coletaram e categorizaram os livros por nível escolar e acompanharam o caminhão alugado que, convertido em biblioteca, percorreu bairros carentes todas as terças-feiras de julho. Este ano, a fundação educacional arrecadou 10 mil dólares para comprar o caminhão.
Muitos voluntários são professores e eles ensinam ao mesmo tempo em que leem os livros para as crianças.
* Rotary News (Arnold R. Grahl)
** Foto: Diana White (Rotary E-Club de Caribbean)