NOTÍCIAS
Audição infantil é o foco de projeto na Mongólia
Como parte de um amplo projeto comunitário, o Rotary Club de Ulaanbaatar Peace Avenue, da Mongólia, está equipando hospitais com aparelhos para testes auditivos de recém-nascidos. Misheelt Batjargal, que é médica e associada ao clube, diz que o exame para detectar a perda da audição não é um procedimento de rotina no país. Ela estima que mais de 200 crianças perdem a audição por ano na Mongólia.
Mas a doutora acredita que isso possa ser evitado. Examinar os recém-nascidos é essencial, pois se não forem diagnosticadas as deficiências auditivas impedem o pleno desenvolvimento de dicção, fala e cognição.
“Se detectarmos problemas em bebês com menos de seis meses, podemos proporcionar aparelhos auditivos ou implantes cocleares, e oferecer apoio desde cedo para aprenderem a se comunicar normalmente”, explica Batjargal, ressaltando que apenas um hospital da Mongólia fazia os testes auditivos antes do lançamento do projeto do Rotary Club, em 2013. “Nosso clube está ajudando a evitar que os bebês com problemas auditivos cresçam em um mundo de isolamento.”
O clube organizou dois eventos de arrecadação de fundos desde janeiro, angariando mais de 10 mil dólares – o suficiente para equipar dois hospitais com os aparelhos necessários. O Ministério da Saúde apoiou o clube em ambos os eventos, o que indica a importância do projeto para o governo.
Enkhtur Sodnomtseren, presidente da Comissão de Projetos Humanitários, disse que o clube, com a colaboração do Ministério da Saúde, pode expandir o projeto. Nos próximos anos, eles querem arrecadar fundos suficientes para equipar todas as maternidades com os aparelhos de exames auditivos e treinar seus funcionários para usá-los. Ele estima que mais de 78.000 bebês serão examinados por ano.
Batjargal, que planeja fazer o treinamento dos profissionais, diz que o projeto é um belo exemplo da diferença positiva que o Rotary faz na vida das pessoas. “Nosso clube decidiu solucionar esse problema, e está fazendo uma grande contribuição à sociedade.”
* Rotary News (Ryan Hyland)
** Foto cedida por Enkhtur Sodnomtseren
Tags: Rotary, Rotary International, audição infantil, Mongólia