Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Rotarianos trabalhando por um planeta mais verde

abr 24, 2015

DG-Gowri_tree-planting

Quando criança, Gowri Rajan tinha medo de árvores por causa dos répteis e insetos que se escondiam em suas raízes, galhos e folhas.

“Eu não chegava perto de árvores”, lembra ela. “É irônico pensar que uma árvore seria a razão pela qual eu ainda estou viva.”

Na manhã do dia 26 de dezembro de 2004, um tsunami atingiu a casa de Gowri na costa do Sri Lanka, onde ela, sua família e alguns amigos estavam passando férias. “A água destruiu tudo. Eu pensei que era o fim”, lembra ela.

Arrastada pelas águas, Gowri conseguiu se salvar agarrando uma das poucas árvores que não tinham sido arrancadas.

“Por vinte minutos, eu abracei aquela árvore com todas as minhas forças”, disse Gowri, que perdeu três de seus amigos naquele dia.

Quando o mar se acalmou, ela começou a nadar de volta para se juntar à sua família e amigos, mas foi atingida por uma segunda onda. Por sorte, um de seus amigos conseguiu ajudá-la a subir no topo de outra árvore. “Eu fui salva por duas árvores”, disse ela. “É um milagre eu ainda estar viva.”

Agora, Gowri espera compartilhar sua história com um milhão de pessoas e arrecadar fundos para plantar árvores em seu país.

Gowri, rotariana e líder em sua comunidade, lançou o projeto One Million Tree Stories (Um milhão de histórias sobre as árvores) em dezembro do ano passado, dez anos após o tsunami. Um dos clubes da região, o Rotary Club de Ibbagamuwa, está desempenhando um papel fundamental na iniciativa, pois já trabalhou com reflorestamento. Os rotarianos estão fazendo parcerias com centenas de agricultores locais, um banco e agências governamentais. O exército do Sri Lanka também ajudará a plantar as primeiras árvores. O objetivo é plantar um milhão de árvores ao longo das margens dos reservatórios de Kurunegala este ano e mais de quatro milhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos.

Rotarianos e o público em geral podem apoiar a iniciativa fazendo uma doação de 100 rúpias do Sri Lanka (cerca de 75 centavos de dólar) para patrocinar uma árvore e compartilhando suas histórias sobre as árvores na página do projeto no Facebook. “As pesquisas mostram que todo ser humano possui uma certa relação emocional com uma árvore”, afirma Gowri.

Gowri diz que 40 centavos de cada dólar arrecadado serão destinados à Fundação Rotária, enquanto que os 60 centavos restantes serão usados para comprar árvores e cuidar delas durante os dois primeiros anos. Cada árvore será marcada e registrada em um banco de dados que os doadores poderão consultar para monitorar seu crescimento.

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

De acordo com o governo do Sri Lanka, a cobertura florestal do país caiu de 53% para 29% nas últimas duas décadas.

Don Nihal Wanigasekara, presidente do Rotary Club de Ibbagamuwa e fundador de um projeto de plantio de árvores, diz que o desmatamento está contribuindo para a destruição do nosso planeta.

“Embora o governo tenha estabelecido leis para controlar o desmatamento, é necessário mais esforços para proteger o habitat natural do nosso país”, diz Don, que é engenheiro mecânico e de mineração.”

Segundo o Departamento de Agricultura e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, uma única árvore pode absorver uma tonelada de gases tóxicos, produzir oxigênio suficiente para quatro pessoas e reduzir a temperatura do ar. As árvores também controlam o escoamento de águas pluviais e reduzem os riscos de inundações e secas.

“Nosso clube decidiu assumir este projeto porque sabemos como é importante garantir um ambiente mais seguro para as gerações futuras”, diz Don. “Todos nós somos responsáveis pelo futuro do nosso planeta e espero que um milhão de árvores seja apenas o começo.”

Apoie o projeto One Million Tree Stories

* Rotary News (Ryan Hyland)

** Foto: Arquivo de Gowri Rajan

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, reflorestamento, árvores, Sri Lanka

ARTIGOS

Share This