Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

2015: A gente se vê em São Paulo

nov 26, 2014

Faça sua inscrição. Prepare as malas e o coração. Falta pouco para nos abraçarmos no maior evento anual do Rotary

SPAo longo dos últimos seis anos, a Brasil Rotário mostrou todo o esforço do nosso Comitê de Organização Local para aprovar a candidatura de São Paulo e trazer outra vez para perto de nós uma Convenção do Rotary. Sediar o maior encontro da mais importante organização de prestação de serviços do mundo é um privilégio para qualquer país – e agora chegou a hora do Brasil mostrar que está à altura do compromisso que assumiu.

compromisso que assumiu.

O volume de inscrições de brasileiros ainda é baixo. Não podemos decepcionar: o mundo rotário espera receber o carinho que caracteriza nosso povo. Nem podemos nos dar ao luxo de perder a oportunidade de uma Convenção: não há experiência mais emocionante na vida de um rotariano – e nunca foi tão fácil para nós, brasileiros, vivê-la em plenitude.

Como estão as inscrições? (* por Mário César de Camargo)

Durante a visita do presidente Gary Huang ao Instituto Rotary de Natal, em setembro, os 38 governadores distritais brasileiros assumiram o compromisso de inscrever o máximo de rotarianos para a Convenção do Rotary em São Paulo. Como responsáveis por promover o evento, cuja métrica de sucesso é justamente o número de inscritos, estamos apreensivos. A resposta brasileira à Convenção de 2015 tem sido baixa, considerando o contingente de 56 mil rotarianos brasileiros.

Quais são os países que até o dia 3 de novembro inscreveram mais rotarianos na convenção?

grafico11Estes oito países perfazem 79% do total de inscritos, que eram 2.332 até o começo de novembro. Como estamos em relação às convenções anteriores? Também abaixo: para a mesma época, faltando 31 semanas para o início do evento, Sydney, cidade da convenção de 2014, tinha 2.699 inscritos, para um total de 18.603 convencionais.

No ano 2000, a cidade de Buenos Aires, nosso parâmetro mais próximo, tinha 2.492 inscritos, para um total de 14.301 convencionais. Nesse compasso, perderemos para a convenção argentina, apesar do contingente rotário aqui no Brasil ser várias vezes maior que o do país irmão.

O QUE ESTÁ FALTANDO? QUAIS AÇÕES ESTAMOS TOMANDO?

 Enviamos um boletim quinzenal às lideranças rotárias brasileiras, incluindo principalmente os governadores deste ano, para que durante suas visitas ofi ciais aos clubes eles entusiasmem os companheiros a participar. Nenhum apelo pode ser mais forte do que o encontro pessoal dos governadores com os rotarianos do seu distrito;

 Desde novembro, emitimos um boletim quinzenal, endereçado ao banco de dados dos rotarianos do Brasil, com atualizações sobre as novidades da convenção: quais contratos foram fechados, os oradores confirmados, as programações, as providências. Enfim, um resumo do trabalho do comitê anfitrião, que se reúne semanalmente há três anos;

 Mantemos espaço permanente na Brasil Rotário, nosso órgão máximo de divulgação, que fraternalmente abriu as portas para publicar quaisquer notícias vinculadas ao nosso evento maior;

 Uso das redes sociais, em parceria com rotarianos que frequentam massivamente as redes, com blogs, Facebook, grupos de interesse, aproveitando a conectividade do mundo contemporâneo;

 Envio de material promocional aos governadores, com folhetos e pins para distribuição durante as visitas e eventos rotários.

PREOCUPAÇÃO

Nossa preocupação é justificada: primeiro, pelo crescente custo da inscrição, que será de 325 dólares até o dia 15 de dezembro, passando para 375 dólares a partir de então, e crescendo até 425 dólares. Aliás, é importante esclarecer que estes valores são definidos pelo Rotary, e não pelo comitê, como alguns rotarianos imaginam.

Segundo, pelo hábito brasileiro da procrastinação, de deixar tudo para a última hora, o que pode sair bem caro, além da inscrição: todos sabem que hotéis bloqueiam vagas com antecedência, e quanto mais próximo do evento, maior o custo. O mesmo raciocínio vale para as passagens aéreas.

Por fim, porque os estrangeiros planejam com mais antecedência, o que pode ser evidenciado pelo número de inscrições dos distritos top até o momento:

grafico2O rotariano brasileiro terá uma oportunidade única: participar deste que é o maior evento da internacionalidade rotária. Sabemos que o Brasil não sediará uma convenção pelos próximos 30 anos.

Como menos do que 5% dos rotarianos brasileiros já compareceram a esse encontro mundial, a chance é agora. Seremos anfitriões para companheiros de quase 200 países. Quando você se inscreverá?

* O autor é co-chair do Comitê de Organização Local, governador 1999-00 do distrito 4420 e associado ao Rotary Club de Santo André, SP.

Por que você não pode perder

Experiência inesquecível na vida de qualquer rotariano, uma Convenção Internacional do Rotary é a melhor oportunidade, senão única, de conectar-se pessoalmente com milhares de companheiros de centenas de países. Um contato que possibilitará, entre outras coisas, a formação de parcerias para financiamento de projetos de clubes aqui no Brasil, de Intercâmbio de Jovens, de fazer novos e rever velhos amigos.

No caso específico do rotariano brasileiro, a Convenção do Rotary em São Paulo é uma oportunidade rara, que acontece a cada 30 anos ou mais em nosso país. A chance de vivenciar em solo brasileiro uma das características mais marcantes do Rotary: a internacionalidade.

Smadreem falar no conteúdo dos programas e na qualidade dos apresentadores, de nível internacional. Ainda que não tenhamos a confirmação desses nomes, o que acontecerá em breve, basta relembrar as convenções passadas, que contaram sempre com o mais alto escalão de autoridades governamentais, ganhadores do Prêmio Nobel, ídolos mundiais do esporte e das artes e empreendedores que fizeram história.

Na Convenção do Rotary de 1981, também em São Paulo, Madre Teresa de Calcutá protagonizou o momento de maior emoção; e Bill Gates foi um dos destaques do encontro de 2011, em Nova Orleans, nos EUA. (foto ao lado).

Agora chegou a sua vez de vivenciar tudo isso, aqui pertinho, em São Paulo.

Menção Presidencial: agora a Convenção vale pontos

O presidente do Rotary International, Gary C.K. Huang (foto), fez algumas alterações no sistema de pontuação que habilita os Rotary Clubs de todo o mundo a receberem a Menção Presidencial neste ano rotário 2014-15. Uma das novidades é um estímulo extra à participação na Convenção do Rotary em São Paulo: o clube somará pontos se o atual presidente ou o presidente eleito inscreverem-se no evento. A Menção Presidencial é um reconhecimento anual atribuído aos clubes que cumprirem determinadas metas estabelecidas pelo presidente do Rotary International.


grafico3

grafico4

Tags: Rotary, Rotary International, Convenção 2015, São Paulo, inscrição

ARTIGOS

Share This