Você tem convidado as pessoas para o Rotary?

set 3, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

Imagine se pudéssemos tirar uma foto registrando todo o trabalho que o Rotary faz em determinado dia. Ninguém – exceto os rotarianos – acreditaria que uma única organização pudesse realizar tanto. Nessa foto, você veria voluntários dedicados trabalhando para erradicar a pólio, concedendo microcréditos, fornecendo água potável, orientando jovens e outras inúmeras ações.

Podemos fazer tudo isso devido ao nosso alcance geográfico e ao fato de que nossos clubes são formados por pessoas engajadas em suas comunidades. Ao fazer parte da comunidade, você conhece suas necessidades, tem os contatos certos e pode agir imediatamente. É por isso que todos os associados ao Rotary devem representar a diversidade de sua comunidade.

Fizemos grandes progressos nesse aspecto. No Egito, na Indonésia e no Quênia, as mulheres representam quase 50% do quadro associativo do Rotary. Também estamos ampliando a diversidade da faixa etária em nossos clubes. Em cada uma das nossas comunidades, jovens profissionais estão procurando oportunidades para contribuir com seus talentos, retribuir à sociedade e aprender com mentores. Vamos compartilhar com eles o que o Rotary é. O kit para engajamento de jovens profissionais disponível no Rotary.org tem um plano de ação para ajudá-los a alcançar novos líderes e alumni em sua área.

Outro recurso que pode nos ajudar a ter melhor representatividade em nossas comunidades – um recurso global, como nós; e que conta com 250 mil associados notáveis, que já compartilham nossos valores de serviço e liderança – é o Rotaract. Os rotaractianos são nossos parceiros: junte-se a eles em projetos, peça-lhes que falem em seus eventos e convide-os a participar do seu clube. Rotaractianos dedicados em todo o mundo estão se associando ao Rotary e até mesmo iniciando novos Rotary Clubs, ao mesmo tempo em que permanecem no Rotaract.

O mundo precisa do Rotary, e o Rotary precisa de clubes sólidos e associados engajados para continuar a fazer o bem em escala cada vez maior. É nossa responsabilidade garantir que todas as pessoas que demonstram interesse em juntar-se à nossa organização sejam convidadas a se associar. Acesse o nosso site e use a ferramenta online para indicar candidatos à associação, ajudando pessoas interessadas em ingressar no Rotary a se conectar a um clube que se adeque a elas. Vamos garantir que todos os associados tenham motivos para permanecer em nossos clubes. Ao construir clubes sólidos, que se engajam em projetos significativos e se divertem durante o processo, nós fornecemos valores aos nossos associados que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar.

Não vamos manter a história do Rotary somente entre nós. Convidem para se juntar ao seu clube líderes de todas as idades – homens e mulheres – que estejam procurando uma maneira de retribuir às suas comunidades. Seja a Inspiração em sua comunidade e ajude o Rotary a continuar fazendo o bem no mundo.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.