Você sabe como surgiu o ano rotário?

jul 4, 2017

Inicialmente, o ciclo administrativo do Rotary compreendia o período entre as Convenções Internacionais

Hoje em dia é comum nos referirmos ao ciclo de uma gestão no Rotary como ano rotário, mas muitos têm curiosidade de saber como isso foi definido. Inicialmente, o ano fiscal do Rotary foi determinado para compreender o período entre as Convenções Internacionais. Assim, o primeiro período teve começo após o término da convenção de 1910, realizada em Chicago no dia 18 de agosto, e terminou em 21 de agosto de 1911, primeiro dia da Convenção de Portland.

O período seguinte, 1911-12, foi de 21 de agosto de 1911 a 9 de agosto do ano seguinte, início da Convenção de Duluth. Nesta mesma convenção de 1912, o Conselho Diretor da então Associação Internacional de Rotary Clubs reuniu-se e decidiu pela realização de uma auditoria nas suas finanças. O relatório dos auditores, publicado em março de 1913, recomendou que a Associação terminasse aquele ano fiscal em 30 de junho, o que daria tempo para que o secretário-geral e o tesoureiro preparassem um relatório financeiro a ser apresentado ao Conselho e à convenção.

A mudança também daria tempo para que o secretário-geral divulgasse as estatísticas referentes ao número de associados, permitindo a definição, com a devida antecedência, do número de delegados por clube. É importante lembrar que naquela época as convenções eram normalmente realizadas nos meses de julho ou agosto.

Documentos alterados

A mudança foi efetivada na reunião do Comitê Executivo de abril de 1913, fazendo com que o ano fiscal de 1912-13 – e todos os seguintes – passassem a se encerrar em 30 de junho. Os estatutos e regimentos do Rotary foram devidamente alterados. A novidade facilitou ainda a definição dos prazos para os relatórios periódicos dos clubes e respectivos pagamentos das per capita. Até a revista do Rotary, The Rotarian, alterou a numeração de suas edições, iniciando o volume cinco em julho de 1914.

As convenções continuaram a ser realizadas em julho ou agosto, até que a convenção de 1916, em Cincinnati, aprovou a Resolução N° 15, que transferia o evento para junho, tendo em vista que em julho e agosto o clima era muito quente nos EUA (naquela época o ar condicionado ainda não era tão comum!).

A primeira vez que o termo Rotary Year (ano rotário, em inglês) apareceu definindo o novo período administrativo do Rotary foi na revista The Rotarian de julho de 1913 (página 9).

* Fonte: site do Rotary Global History Fellowship

** O autor é Eduardo Muniz Werneck, governador 2010-11 do distrito 4670, associado ao Rotary Club de São Leopoldo-Leste, RS (distrito 4670), e organizador do livro 1936 – O ano em que o Brasil conheceu Paul Percy Harris, que pode ser adquirido pelo e-mail cdpi@revistarotarybrasil.com.br