Você conhece a sua Fundação?

dez 2, 2021

Quando as pessoas me perguntam o que é a Fundação Rotária, digo que ela é o coração do Rotary. Você já deve ter ouvido falar que o Rotary tem um coração inteligente. A Fundação combina nossa resposta emocional de compaixão com ações pragmáticas. Com o coração e o cérebro, você pode mudar o mundo.

Então, o que a Fundação significa para você? Novembro é o mês da Fundação Rotária, mas você realmente a conhece?

Em primeiro lugar, ela é verdadeiramente a nossa Fundação. A Fundação Rotária não pertence a mim, nem aos outros 14 curadores, nem ao Conselho Diretor ou ao presidente do Rotary International. Ela pertence a cada um dos rotarianos em todo o mundo.

E ela existe para que todos nós possamos mudar o mundo. Salvamos mães e filhos porque temos compaixão e sabemos como planejar. Oferecemos água potável e saneamento para quem precisa porque criamos estratégias com base nas necessidades da comunidade. Combinamos nosso apoio à paz, à educação e à estabilidade econômica para comunidades em risco com a capacidade de gerenciar grandes projetos.

Doar para a Fundação também é algo inteligente, pois, ao fazer isso, você multiplica o valor da sua contribuição. Você consegue pensar em outras fundações que identificam, financiam e executam seus próprios projetos? A nossa é a única que eu conheço. E fazemos tudo isso com um custo administrativo relativamente baixo. Esse é um dos motivos pelos quais a Charity Navigator sempre dá à Fundação a pontuação máxima de quatro estrelas.

Às vezes me fazem a seguinte pergunta: quanto devo doar à Fundação? A cada ano, doe o valor que você tiver condições de doar. Para alguns, isso pode ser US$ 100, para outros, mais. O mais importante é que você doe algo, pois cada contribuição generosa nos ajuda a atender à crescente demanda que estamos observando dos associados por Subsídios Globais e nossos outros programas.

Este ano, queremos arrecadar US$ 50 milhões para o Polio Plus, valor que será equiparado na proporção de dois para um pela Fundação Bill e Melinda Gates, totalizando US$ 150 milhões. Se todos os Rotary Clubs contribuíssem com apenas US$ 1.500, superaríamos esse objetivo. Também temos outras metas – para o Fundo Anual, Fundo de dotação e doações diretas –, levando o total a US$ 410 milhões.

Chegaremos lá se estabelecermos esse propósito em nossos corações (e nossas mentes). Mas lembre-se: não se trata de uma questão de dinheiro e sim do que ele pode proporcionar.

Há um ditado que afirma: “Sozinho não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra sobre as águas e criar muitas ondulações”.

A Fundação é essa pedra, então vamos usá-la para transformar as ondulações em grandes ondas, usando nossos corações e nossas mentes.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.