Vocação para transformar

out 25, 2019

Perfil_Jose horizontal

A trajetória de José Antonio Spotti Lopes

Filho de rotariano, José Antonio Spotti Lopes cresceu participando de eventos do Rotary Club de São José do Rio Preto, SP, sempre muito orgulhoso do pai advogado, Aristides Lopes, que o inspirou ainda mais ao assumir a presidência do clube. O contato com o cotidiano do Rotary naquele ano de 1964 foi marcante para o então pequeno José, que com a família participava de atividades semanalmente.

Em 1986, com 28 anos e já atuando como engenheiro civil, participou da fundação do Rotary Club São José do Rio Preto-Cinquentenário, ao lado de outros 25 profissionais. Como o clube pioneiro na cidade comemorava 50 anos, o novo nasceu carregando a homenagem no nome.  Depois de mais de trinta anos no Rotary, José Spotti continua no clube (que agora se chama São José do Rio Preto-Novo Cinquentenário) ao lado do amigo e outro único fundador a permanecer, Rui Brighenti.

Nos primeiros passos na instituição, teve como referência os governadores do distrito 4480, João Baptista Queiroz e Eufly Angelo Ponchio, rotarianos responsáveis pela orientação na fundação do novo clube, que o motivaram a desenvolver projetos em prol da comunidade. Vocação que José cumpriu com muito empenho, tendo participado de iniciativas de grande impacto na vida das pessoas da região.

Nesse sentido, ele acredita que uma Pessoa em Ação é “aquela que tem olhos para a comunidade e sensibilidade de observar as necessidades e procurar soluções”. E foi a partir dessa diretriz que participou de pelo menos três grandes projetos que contaram com o apoio da Fundação Rotária e de clubes do exterior.

Posse de José como presidente 1991-92 do Rotary Club São José do Rio Preto-Cinquentenário

OS PROJETOS

Trabalhou pela criação e implantação do Banco de Leite Humano de São José do Rio Preto, que contou com parceiros dos Estados Unidos e da Inglaterra. José e seus companheiros de clube continuam a contribuir com as atividades do banco, realizando anualmente campanhas e ajudando com doações, além da mobilização por mais um projeto de Subsídio Global, o da Unidade Volante do Banco de Leite, que levou a coleta aos domicílios da região, ampliando muito o alcance da iniciativa. O trabalho do clube foi decisivo para a saúde de mães de baixa renda no município.

A unidade móvel adaptada para o Banco de Leite Humano

Ainda engajou-se diretamente em ações de acessibilidade e inclusão. O seu clube realizou outro projeto de Subsídio Global, este em parceria com um clube da Califórnia, nos Estados Unidos, que doou diversos equipamentos de tecnologia assistiva ao Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, que garantiram acesso à educação e inclusão profissional de pessoas com deficiência visual.

Além dos projetos de Subsídio Global, Spotti participou de inúmeras iniciativas que transformaram a comunidade nos últimos anos. A doação de uma cozinha industrial para a Casa da Fraternidade da Menor Gestante, a ampliação de cômodos na Casa de Raquel, que atua no apoio a dependentes químicos, a criação da Padaria Escola da instituição Alarme, que auxilia menores carentes, a doação de equipamentos de cozinha para a instituição Madre Teresa de Calcutá, que atua na recuperação de moradores de rua, e ainda o apoio ao Hospital-Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus, com a construção de uma cozinha industrial e fornecimento de equipamentos hospitalares.

José Spotti participando da inauguração da cozinha industrial para o Hospita-Lar Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus

Da instituição José guarda também momentos inesquecíveis como a participação no Dia do Rotary na ONU, em Nova York, e receber a visita, por meio de intercâmbios da amizade, de companheiros de países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Suécia e Costa Rica.

Ele acredita que participar do Rotary é “a melhor ferramenta de ação social para atuar com responsabilidade como cidadão” e diz que o seu clube é sempre muito sensível aos clamores da comunidade no que tange a problemas estruturais. “O Rotary é uma verdadeira escola prática de liderança, cidadania, trabalho voluntário, companheirismo e relações humanas”, sintetiza.

Spotti participa de Intercâmbio da Amizade na Inglaterra

José Antonio Spotti Lopes construiu seu caminho no Rotary buscando identificar e resolver problemas de sua comunidade, trabalhando por dias melhores para todos na região. Seu trabalho em áreas de enfoque da instituição, como saúde materno-infantil, prevenção e tratamento de doenças e desenvolvimento econômico comunitário, foi construído ao longo dos anos, sempre em parceria com seus companheiros de clube e rotarianos de outros países, mostrando que a força do Rotary é fundamentalmente coletiva, feita da união de mais de um milhão de trajetórias especiais.