Viva o momento

abr 4, 2022

Qual é o seu momento rotário – aquele que fortaleceu sua dedicação ao Rotary e confirmou que você seria rotariano por toda a vida? Eu tive muitos desses momentos ao longo dos anos, e todos eles tiveram uma coisa em comum: eles me mostraram o poder tangível do Rotary de transformar nossos sonhos de um mundo melhor em realidade.

Os associados do Rotary são excepcionais nesse aspecto. Vejo esse poder em meu próprio clube em Chattanooga, nos Estados Unidos, e agora, como chair da Fundação Rotária, em clubes e distritos ao redor do mundo.

Associados do Rotary na Áustria, Alemanha, Nigéria e Suíça estão realizando seu sonho de ajudar mães e crianças na Nigéria. Em parceria com várias organizações, eles lançaram um projeto plurianual em larga escala para reduzir os nascimentos não planejados e as taxas de mortalidade materna e infantil. Este projeto, que antes era a visão de alguns associados e agora é financiado por Subsídios Globais da Fundação, está treinando médicos, enfermeiros e parteiras em todos os 36 estados da Nigéria.

Todo grande projeto começa nas mentes dos nossos associados. São vocês que veem as escolas que as meninas adolescentes deixam de frequentar por falta de banheiros privados. São vocês que veem as famílias enfrentando escassez de alimentos, as crianças que não sabem ler e as comunidades com problemas de saúde causados por mosquitos. Por serem associados ao Rotary, vocês não apenas veem esses problemas, mas também fazem algo para solucioná-los.

E por causa desse engajamento, ao longo da última década a quantia total que a Fundação concedeu para Subsídios Globais aumentou em mais de 100%. À medida que mais e mais rotarianos se envolveram, tivemos de ajustar e esticar esses fundos para manter nossas doações, reduzindo as despesas gerais e tomando outras medidas. A razão é simples: embora esses projetos sejam cada vez mais necessários e a participação em subsídios esteja aumentando, a doação anual dos associados do Rotary tem permanecido relativamente estática por anos.

Simplesmente, precisamos de mais clubes e indivíduos que doem ao Fundo Anual para garantir o sucesso contínuo dos nossos Subsídios Distritais e Globais. Este ano, estabelecemos a meta de arrecadar US$ 125 milhões para o Fundo Anual. Não podemos realizar os sonhos rotários dos nossos associados sem o apoio de todos.

Lembrem-se: não é uma questão de dinheiro, mas do que ele pode proporcionar. Acredito firmemente que, quando todos nós – clubes e indivíduos – doamos o que podemos à Fundação todos os anos, estamos dando mais um passo para fazer deste um mundo melhor.

Imaginem os sonhos rotários que poderíamos realizar se cada associado e cada clube se reunissem e fizessem uma doação à nossa Fundação hoje. Este seria um belo momento rotário para todos nós.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.