Visão de um mundo melhor

jul 3, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

Há um ano, o Conselho Diretor do Rotary International adotou uma nova declaração de visão, refletindo nossas aspirações para a organização e seu futuro. A declaração é a seguinte: “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”.

Essa frase simples mostra muito do que é essencial no Rotary. Nós nos unimos porque sabemos que juntos somos muito mais fortes do que sozinhos. Entramos em ação porque não somos sonhadores, mas sim agentes de transformação. Trabalhamos para criar mudanças sustentáveis que perdurarão por muito tempo, em todo o mundo e em nossas comunidades, mesmo quando não estivermos mais envolvidos. E talvez o mais importante, trabalhamos para criar mudanças em nós mesmos – não apenas construindo um mundo melhor à nossa volta, mas nos tornando pessoas melhores.

Uma frase atribuída ao escritor francês Antoine de Saint-Exupéry diz: “Se você quiser construir um barco, não junte seus homens e mulheres para lhes dar ordens, para explicar cada detalhe, para dizer onde encontrar cada coisa. Se você quiser construir um barco, faça nascer no coração de seus homens e mulheres o desejo pelo mar”. Cada um de nós veio ao Rotary porque tinha um desejo – causar um impacto, fazer a diferença, ser parte de algo maior do que nós mesmos. Esse desejo, essa visão de um mundo melhor e nosso papel em criá-lo é o que nos impulsiona no Rotary. Foi por isso que nos associamos, é isso que nos motiva a servir, e é o que me levou a escolher nosso lema do Rotary para este ano: Seja a Inspiração.

Quero que o Rotary seja a inspiração para nossas comunidades realizando um trabalho com impacto transformador. Está na hora de avançarmos, de eliminarmos as barreiras que nos atrapalham. Vamos facilitar os ajustes em nossos clubes ou abrir novos clubes que atendam diferentes necessidades. Vamos trabalhar para fortalecer o Rotaract e a transição tranquila dos rotaractianos para o Rotary. Vamos dar a todos os rotarianos a flexibilidade para servir da maneira que seja melhor para eles, para que todo rotariano encontre valores duradouros na sua associação ao Rotary.

O serviço verdadeiramente sustentável, o tipo de serviço pelo qual nos esforçamos no Rotary, significa enxergar tudo o que fazemos como parte de uma escala global. Este ano, peço que cada um de vocês seja a inspiração para o serviço sustentável, analisando o impacto das questões ambientais em nosso trabalho. O meio ambiente tem um papel fundamental em todas as nossas seis áreas de enfoque e esse papel está se tornando cada vez maior conforme o impacto das mudanças climáticas se faz sentir. Está na hora de deixar de ver o meio ambiente como algo separado das seis áreas. Solo, água e ar limpos são essenciais para comunidades sadias – e essenciais para o futuro melhor e mais saudável que nos empenhamos em conquistar. Seja a Inspiração – e juntos poderemos inspirar o mundo.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.