“Se os responsáveis pelo mundo são todos adultos e o mundo está assim, será que não deveríamos prestar mais atenção nos jovens?” – Mario Benedetti

Na Cidade Universitária de Madri há uma obra da escultora Anna Hyatt Huntington, composta por figuras em alumínio e intitulada Os portadores da tocha. A tocha representa a civilização e os valores humanos que a sustentam. A cena mostra um ancião, vencido pela idade, entregando a tocha a um jovem que a pega, decidido, do alto de seu cavalo, que galopa rumo ao futuro.

O significado dessa obra aplica-se também ao Rotary, porque o serviço que realizamos e os valores que defendemos são transmitidos de geração em geração aos jovens, tanto de dentro quanto de fora da organização, com o propósito de fazer permanecer o legado do Rotary ao longo do tempo.

Como nós, rotarianos, servimos aos jovens? Fazemos isso por meio de atividades de desenvolvimento de liderança, tais como o Rotaract, o Interact, os Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla) e o Intercâmbio de Jovens do Rotary, que lhes abrem espaços para o pleno desenvolvimento de valores sobre os quais construirão suas vidas, estimulando-os para que sejam líderes positivos, a favor de uma sociedade justa e solidária.

Fazemos isso servindo como mentores para reforçar a vocação, o profissionalismo e a liderança, oferecendo bolsas de estudo, organizando projetos de serviço que os mantenham engajados e os beneficiem, reconhecendo o resultado de destaque dos jovens da comunidade e realizando seminários que enfatizem a importância da cidadania e do crescimento pessoal.

Fazemos isso com as Bolsas Rotary pela Paz Mundial, concedidas pela nossa Fundação Rotária com a esperança de que os beneficiados utilizem esse aprendizado para trabalhar pela paz em diferentes âmbitos e pelo bem dos demais.

No entanto, devemos lembrar sobretudo que a nossa tarefa mais importante é fazer com que cada rotariano seja um exemplo para a juventude, tanto em nossa vida pessoal, familiar e profissional, quanto na pública. É, também, mostrar um comportamento digno de ser seguido e imitado por aqueles que serão nossos sucessores, para que eles, vivendo em um mundo de gigantescos desafios e transformações, sejam os autênticos construtores da sociedade de amanhã – e os portadores da tocha do Rotary.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.